Ituporanga, cidade catarinense repleta de atrativos

Ituporanga, cidade catarinense do Vale do Itajaí, a pouco mais de 100 km da capital Florianópolis e com diversas atrações para seus visitantes.

Atrações Turísticas Ituporanga

  • Salto Grande, que deu nome à cidade, é a mais importante atração turística, com seus mais de cinco metros de queda d’água e quase oitenta metros de largura.
  • Igreja Matriz Santo Estevão, fundada em 1929, abrange atualmente os municípios de Ituporanga, Petrolândia, Atalanta e Chapadão do Lageado. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8:00 às 18:00 / domingos, das 7:00 às 10:00 – Telefone: (47) 3533-1141.

    Ituporanga (foto www.ituporanga.sc.gov.br)
    Ituporanga (foto www.ituporanga.sc.gov.br)
  • Parque Ecológico Ingo Altemburg, inaugurado em 23 de Abril de 2009, possui área de 3,3 hectares de Mata Atlântica. Abriga trilhas ecológicas suspensas, torres de observação, lagos, viveiros para animais apreendidos (pela fiscalização da Polícia Ambiental de SC, que não conseguem mais adaptar-se ao ambiente livre), decks para o descanso e desenvolvimento de atividades educacionais, centro de educação ambiental e o espaço de exposições. Situado na Rua: Henrique Wagner, s/n. Funciona de segunda à sexta 8:00 as 12:00 14:00 as 17:00 / Sábado e domingo 14:00 às 17:00.
  • Gruta Nossa Senhora de Lurdes, recorda as aparições da Imaculada Conceição em Lourdes, na França, no dia 11 de fevereiro de 1858, quando apareceu entre rochedos a pequena Bernardette Soubirous. A gruta fica a poucos metros da matriz. Acesso pela ponte Vitório Sens sobre o Rio Itajaí do Sul, subindo entre alamedas, chega-se ao pé de uma bonita montanha. Em ziguezague, faz-se o caminho do Calvário, galgando o silencioso morro, entre árvores, pássaros e pequenos riachos. No alto do rochedo encontra-se a imagem da Virgem, no recôncavo da pedra.
  • Casa Giratória, localizada na rodovia SC-110, que dá acesso a Petrolândia. Na parte térrea, a casa é de alvenaria, normal como qualquer outra do gênero. A exceção é a escada, em formato de caracol, por onde passa a tubulação do banheiro. A invenção é mesmo no primeiro piso, de madeira, que mede oito por oito metros. A casa possui três quartos, sala e banheiro. Esses compartimentos giram para a direita ou esquerda. A parte giratória fica sob rolamentos, fixados sob um círculo de aço. O acionamento é feito através de uma manivela, que é movimentada manualmente. Necessário agendamento para visitação. Telefone: (47) 3533-3489.
  • Museu e casa da cultura, inaugurada em 28 de dezembro de 1985, na residência restaurada de um antigo morador, o senhor Adão Sens e família. Ela possui arquitetura germânica, em estilo enxaimel. Ela abriga um importante e bem estruturado museu. O local está aberto à visitação pública de segunda a sexta no horário comercial. Horário de funcionamento segunda à sexta 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00. Telefone: (47) 3533-3732.

    Ituporanga (foto www.ituporanga.sc.gov.br)
    Ituporanga (foto www.ituporanga.sc.gov.br)
  • Cachoeira do Rio Bonito, queda d’água de 65 metros com três cavernas. Para facilitar o acesso de veículos ao local, foi construída uma trilha em meio a mata. O cicloturismo é uma excelente modalidade, com belas estradas rurais.
  • Portal – Monumento Colonizadores construído para homenagear os descendentes de alemães, italianos e portugueses, os colonos chegaram a partir de 1912.

Hotéis

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.