Rio das Flores, município que abriga a história e o ecoturismo

Rio das Flores é uma cidade do estado do Rio de Janeiro situada no Vale do Café, tendo se desenvolvido devido ao comércio dessa especiaria na região. Está localizada a 195 km da capital fluminense e conta com aproximadamente 9 mil habitantes, o que a caracteriza por sua tranquilidade.

A cidade, além de ser reconhecida pelo turismo histórico cultural, é reconhecida também pelo ecoturismo, devido à existência de mirantes, trilhas e cachoeiras em suas proximidades; além de possuir ótimas opções de artesanato.

O que fazer em Rio das Flores?

Matriz de Santa Tereza d’Ávila – inicialmente construída para ser uma capela, atrai inúmeros visitantes por ser o local em que foi batizado o pai da aviação, Santos Dumont, além de ser extremamente charmosa. Localiza-se na Praça Presidente Manoel Duarte.

Estação Ferroviária de Rio das Flores – construída em 1900, chama a atenção dos visitantes por ter sido projetada com base em construções inglesas.

Mirante Boa Vista – localiza-se a apenas 3,5 km do centro da cidade, e possibilita uma vista panorâmica da Serra das Abóboras e do Vale do Rio Preto, permitindo ao turista a contemplação de uma belíssima paisagem.

Matriz de Santa Tereza d’Ávila (fonte: https://www.portalvaledocafe.com.br/rio_das_flores.asp)

Cachaçaria Werneck – leva o sobrenome do engenheiro mecânico Eli Werneck, que, apaixonado por cachaças, resolveu montar sua própria cachaçaria. Em 2012, a bebida recebeu medalha de prata no I Concurso de Cachaças do Rio de Janeiro; sua produção é feita artesanalmente até hoje, e no ano são produzidos cerca de 9 mil litros, divididos em diversos sabores. Vale a visitação. Localização: Estrada Rio das Flores-Barreado, 9001 – Zona Rural. Telefone(s): (24) 9 9298-9900 / (24) 9 9298-9998.

Casa Santos Reis – atualmente é um memorial que busca homenagear as Folias de Reis da região. O acervo do museu conta com diversos objetos, como coroas, documentos, máscaras e instrumentos musicais que fazem parte da tradicional festa.

Cachoeira São Leandro – suas águas eram utilizadas como força para gerar eletricidade para Rio das Flores. É possível ver, sobre um paredão acima da cachoeira, a ferrovia por onde passava o o trem que transportava café na região. Atualmente, banho não é permitido no local.

Cachoeira do Amor – formada por uma forte e bela queda, foi desviada para permitir a chegada de águas mais brandas em uma região que se tornou ideal para crianças e famílias. O local oferece banheiros e cantina, funcionando aos sábados, domingos e feriados das 9h às 17h. Localização: Estrada RJ-151 – Santa Rosa.

Cachoeira do Chuveirinho – belíssima queda d´água a apenas 2 km do centro da cidade, ideal para fotografias e contemplação da natureza.

Cachoeira do Barreado – localiza-se a cerca de 20  km da cidade em uma propriedade particular, a qual permite o acesso público. A cachoeira percorre diversas pedras, formando piscinas naturais.

Museu de História Regional Padre São Sebastião da Silva Pereira – com acervo remetente ao início do século XX, conta com móveis, moedas da época, biblioteca, mapas e registros, que fazem valer a pena a visitação daqueles apaixonados pela história do plantio de café no Brasil. Localização: Rua 31 de Março, s/n.

Casa Santos Reis (fonte: https://www.portalvaledocafe.com.br/rio_das_flores.asp)

Casa Grande e Senzala – trata-se de um espaço cultural amplo que conta com a exposição de diversos objetos utilizados pelos escravos durante a Era do Café. É possível realizar jantares, confraternizações e diversos eventos no local. Telefone: (24) 2458-4023.

Rio das Flores – o rio que dá nome à cidade é caracterizado por formar ilhas, prainhas e quedas d’água ideais para quem busca fugir da rotina.

Rio Preto – ao longo de seus 200 km de extensão, também podem ser encontradas praias e ilhas que permitem a prática do ecoturismo.

Serra das Abóboras – formação montanhosa que faz parte da Serra da Mantiqueira e divide as águas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Preto.

Serra da Taquara – localiza-se ao norte da cidade de Rio das Flores; é responsável por dividir as águas do Rio das Flores e do Rio Preto.

Dicas de Hotéis em Rio das Flores

A cidade dispõe ainda de boa infraestrutura hoteleira para atender a seus visitantes.

Hotel Fazenda União – Estrada do Abarracamento (RJ – 135) Km 25
Telefone: (24) 2458-1701 – http://www.fazendauniao.com.br/

Pousada Lírios do Campo – R. Getúlio Vargas, 135 – Centro
Telefone: (24) 2458-1286

-Pousada Rio das Flores – R. Pachêco Leão, 150 – Centro
Telefone: (24) 2458-1036

-Pousada Vila Flor – Praça Cel. Sucena, 40 – Centro
Telefone: (24) 2458-1114

Pousada Dona Rosa – Ladeira Jovelino Seabra, 34 – Centro
Telefone: (24) 2458-1213

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.