São José dos Ausentes RS e o cânion Monte Negro

São José dos Ausentes (RS) e o cânion Monte Negro, cidade localizada no extremo nordeste do estado do Rio Grande do Sul; com pouco mais de 3200 habitantes é muito procurada por aventureiros que gostam de alturas.

O motivo é simples: em terras ausentinas encontra-se o ponto mais alto do Rio Grande do Sul – o pico Monte Negro, com 1403 m de altitude (em relação ao nível do mar), em cuja base localiza-se o cânion homônimo.

São José dos Ausentes RS (Foto fonte //larissamaciel.wordpress.com/2012/02/29/1o-dia-de-icarasc-a-sao-jose-dos-ausentesrs/)

Do alto da montanha, em dias claros, é possível avistar o litoral sul-riograndense, distante cerca de 70 Km (em linha reta).

O pico localiza-se a 43 Km do centro da cidade, seguindo pela estrada da Silveira  e dá para ir de carro até muito próximo a ele. A caminhada até o topo é bastante tranquila e a visão que se tem lá de cima em dias claros (é comum ocorrer o fenômeno da viração e o tempo fechar) é encantadora. Um colírio para os olhos.

O que fazer em São José dos Ausentes (RS)?

No município é muito comum o turismo rural, com fazendas que funcionam como pousadas e onde se pode apreciar um pinhão assado na chapa e tomar um mate à beira do fogão a lenha.

Uma prática bastante comum é o passeio a cavalo, passando bem pertinho do abismo até ao topo do pico. Em muitos trechos; a distância entre a trilha e o abismo pouco ultrapassa 1 m. Tudo claro, acompanhado de guias experientes e de cães.

A 43 Km da cidade, na Pousada dos Canyons, encontra-se o Cânion Boa Vista, onde foram gravadas cenas da novela “Além do Tempo”.  É um lugar muito tranquilo, ideal para quem procura descanso e ar puro.

Cachoeiras em São José dos Ausentes RS

Para quem gosta de cachoeiras, o município também possui atrações muito interessantes. A mais famosa delas é o Cachoeirão dos Rodrigues, localizada a 33 Km do centro da cidade. A queda d’água possui 28 metros de altura e uma sucessão de várias quedas. Diversas cenas da novela “O Profeta” foram gravadas na região.

Também por lá encontra-se a Cachoeira das Sete Mulheres, onde foram gravadas cenas da minissérie “A Casa das Sete Mulheres”. O acesso à cachoeira é por uma trilha, que envolve travessia em um pequeno rio e caminhada por uma pequena floresta.

São José dos Ausentes RS (Foto: //www.pigozzoturismo.com.br/roteiros/3/sao-jose-dos-ausentes-rs-fazenda-monte-negro)

E já que o assunto é água, vale a pena ver o “desnível” entre o rio Divisa e o rio Silveira. Eles correm lado a lado, porém, em alturas diferentes. O Silveira encontra-se a aproximadamente 20 m acima do rio Divisa. E nas cheias, águas do Silveira caem no rio Divisa!

Para quem gosta de história, no distrito de Silveira encontra-se o 2º maior Museu Familiar do RS, com um acervo de aproximadamente 5.000 peças que foram pertencentes aos primeiros moradores da região.

São José dos Ausentes, por ser a cidade mais alta do estado gaúcho é, também, a mais fria. No inverno, é comum a ocorrência de geadas e de neve, que acabam deixando a paisagem toda esbranquiçada. Mesmo no verão, a temperatura média fica em torno dos 22ºC. Por isso, para quem visita essa cidadezinha gaúcha, levar agasalho é sempre uma boa ideia.

A cidade está a aproximadamente 50 Km de Cambará do Sul, porta de entrada para o Parque Estadual Amparados da Serra.

Dicas de Hotéis em São José dos Ausentes RS

Hotel Morada das Glicínias – R. Prof. Eduardo Inácio Pereira, 159 – Centro
Telefone: (54) 3234-1118 – http://www.hotelmoradadasglicinias.com.br/o-hotel

Pousada Caminhos da Neve – Av. Ismenia Batista Ribeiro Velho, 763
Telefone: (54) 3234-1024

Sítio Vale das Trutas – Estrada Geral, BR-285 S/N
Telefone: (54) 99657-7712 – https://www.valedastrutas.com.br/

Flores dos Campos Pousada e Restaurante – R. Juventino Maurício Nakes, 219

São José dos Ausentes RS (Foto: //www.hotelmoradadasglicinias.com.br/)

Telefone: (54) 3883-1025

Pousada Altos da Serra – R. Maj. Antônio Inácio Velho, 486 – 608
Telefone: (54) 3883-1041

Fazenda Potreirinhos – s/n – Zona Rural
Telefone: (54) 99977-3482 – http://www.fazendapotreirinhos.com.br/

Pousada Fazenda Cachoeirão dos Rodrigues – Fazenda Lajeadinho, s/n Distrito de Silveira
Telefone: (54) 99905-9522

-Pousada Flor de Açucena – Encruzilhada das Antas – Fazenda São Gonçalo
Telefone: (54) 3039-9585

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.