São Leopoldo está entre a capital e a Serra Gaúcha

São Leopoldo, cidade gaúcha originada de uma região habitada pelos índios Kaigans e Carijós, que posterior foi povoada por imigrantes europeus, principalmente os alemães.

A cidade está situada entre a capital Porto Alegre e a bela Serra Gaúcha; além de ter alguns belos atrativos turísticos para seus visitantes.

Pontos turísticos de São Leopoldo

Vale a pena conhecer:

  • Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, situado nAvenida Dom João Becker, 491, Centro, possui acervo histórico com mais de mil peças e biblioteca com oito mil volumes sobre história, geografia, artes, folclore e tradição do Rio Grande do Sul e imigração alemã. Telefone (51) 3592-4557.

    São Leopoldo (foto https://kleinvillehoteis.com.br)
    São Leopoldo (foto https://kleinvillehoteis.com.br)
  • Casa do Imigrante, símbolo da imigração alemã, abrigou os primeiros imigrantes em 1824. Erguida em 1788, possui cômodos com exposições temáticas de móveis, utensílios e vestuário utilizados pelos imigrantes germânicos que chegaram ao RS. Tem cozinha colonial, quarto do alfaiate, quarto de dormir, oficina do fotógrafo, venda típica da colônia e outros quartos e salas antigas. Situada na Avenida Feitoria, 3249, bairro Feitoria – Telefone: (51) 3554-1220.
  • Casario histórico,  que abriga casas e prédios antigos construídos pelos imigrantes e seus descendentes, bem como pela administração pública e instituições religiosas e educacionais.
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição, situada na Praça Tiradentes, 68 – Centro, cuja história teve início há 172 anos com a capelinha Nossa Senhora da Conceição, erguida de pau a pique pelos imigrantes alemães e demolida por volta de 1845 para dar lugar à nova construção.
  • Igreja do Relógio, construída pelos alemães luteranos. Situa-se na Rua  Osvaldo Aranha, 450 – Centro.
  • Museu Rio dos Sinos, possui vasto material fotográfico sobre a história do Rio dos Sinos e um grande acervo sobre recursos hídricos. Situado na Rua da Praia  nº 52 – B. Rio dos Sinos – Telefone: (51) 2200-0640 / 3526-6800.
  • Museu do Trem, é um Centro de Preservação da História Ferroviária do Rio Grande do Sul, fundado em 1985, é o principal equipamento público na temática ferroviária em toda a região sul do Brasil. Situado na Rua Lindolfo Collor, 61 – Centro – Telefone: (51) 3591-8853.

    São Leopoldo Igreja Matriz (foto http://www.badini.com.br/rs/sle/)
    São Leopoldo Igreja Matriz (foto http://www.badini.com.br/rs/sle/)
  • Parque Natural Municipal Imperatriz Leopoldina, unidade de conservação, com jardim botânico e viveiro municipa. Situado na Av. Imperatriz Leopoldina nº 900 – B. Pinheiro – Telefone: (51) 3568-7539.
  • Santuário Sagrado Coração de Jesus – Padre Reus, situado naRua Leonel França, 134 – Padre Reus –
    Telefone: (51) 3592-1574.
  • Largo Rui Porto, com área de de aproximadamente 2,5 hectares, situado no centro da cidade. Nele estão a disposição da comunidade pista de Skate, pista para caminhada, duas quadras poliesportivas, academia ao ar livre, pracinha para as crianças e estacionamento interno, tudo com iluminação para o turno da noite. Situado na Av. Dom João Becker s/nº – Centro – (51) 3589-1829.

     

Hotéis

A cidade de São Leopoldo possui boas e variadas opções de hospedagem para seus visitantes, que poderão escolher a melhor estadia e curtir os encantos gaúchos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.