Serro, sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais

Serro, foi sede de uma das quatro primeiras comarcas da Capitania das Minas Gerais, a antiga Vila do Príncipe do Serro Frio. Ela está a pouco mais de 80 km da bela Diamantina.

Ela ainda guarda as características das vilas setecentistas mineiras; o que lhe valeu ser o primeiro município brasileiro a ter seu conjunto arquitetônico e urbanístico; tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em abril de 1938.

O local é um exemplar do estilo colonial e do Barroco mineiro do século XVIII, com características marcadamente rurais; com o casario em bom estado de conservação e com a paisagem praticamente intocada. Atração perfeita para quem curte história e belezas naturais.

Serro (fonte: Portal Prefeitura de Serro)

Como chegar em Serro

Saindo de Belo Horizonte, capital mineira há três caminhos diferentes que dão acesso a Serro:

  • Via sertão de Curvelo:
    Através de rodovia totalmente asfaltada, a cidade encontra-se a 326 Km de BH, com saída em direção a Sete Lagoas (BR-040), seguindo até o trevo Curvelo/Brasília, onde se pega a BR-135 até Curvelo e daí, pela BR-259 até o Serro.
  • Via Serra do Cipó
    A cidade está a 230 Km de BH, através da rodovia MG-10. São 200 Km de asfalto, pelo caminho da Serra do Cipó e Conceição do Mato Dentro, sendo um pequeno trecho de terra (30 Km), já preparado para asfaltamento.
  • Via Itabira
    A terceira opção possui distância de 307 Km, sai de Belo Horizonte pela BR-262, em direção ao Vale do Aço. Depois entra para Itabira, pela BR-120, e segue por Guanhães, onde se toma a BR-259, em direção a Sabinópolis e Serro.
Serro (foto fonte portal Prefeitura de Serro)

O que fazer em Serro ?

Vale a pena conhecer:

  • Museu Casa dos Otoni, abriga interessante acervo histórico, composto de móveis antigos, painéis, mapas, fotografias, pinturas, lampiões, objetos do cotidiano e uma sala de exposição com restos da antiga Igreja da Purificação;
  • Igrejas seculares que remetem ao século XVII tais como Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Igreja de Nossa Senhora do Carmo; Igreja do Bom Senhor Jesus de Matozinhos; Igreja de Santa Rita; Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Capela de São Miguel; Capela de Santa Teresa e Santuário de Nossa Senhora das Dores; Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres; Capela de Nossa Senhora do Rosário e Igreja Matriz de São Gonçalo;
  • Mirantes que oferecem bela vista da região mineira tais como o Cruzeiro do Bicentenário; Cruzeiro do Bota-Vira; Morro da Páscoa, Morro do Vigário e Igreja de Santa Rita;
  • Fazendas coloniais que remetem aos séculos XVII e XIX tais como a Fazenda da Siqueira, às margens da BR-259, na altura do Pesque-Pague, a 4 Km da cidade, na saída para Sabinópolis e Guanhães. A Fazenda Engenho da Serra, localizada na chamada região do Lucas; que atualmente dedica-se à produção do tradicional queijo do Serro e se prepara para ser uma referência para o turismo rural na região;
Serro
Serro (foto fonte portal Prefeitura de Serro)
  • Distritos de Serro, que são belas atrações de passeio tais como Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Deputado Augusto Clementino, Pedro Lesa e Três Barras da Estrada Real;
  • Cachoeiras, que chamam atenção pela belezas naturais e pela diversidade de atrações para os amantes da natureza, seus encantos e desafios.

Dicas de Hotéis Serro

A cidade mineira possui boa estrutura hoteleira para seus visitantes aproveitarem das belezas naturais e opções de entretenimento da cidade histórica.

Ela oferece ainda várias opções de artesanato e a deliciosa gastronomia mineira em diversos restaurantes na região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.