Centro Histórico São Francisco do Sul SC, repleto de história e belezas

Centro Histórico São Francisco do Sul SC, cidade catarinense repleta de belezas naturais; que está a mais de 180 km da bela capital Florianópolis.

Ela é historicamente conhecida por ser a terceira cidade mais antiga do País; e no verão é um dos destinos mais procurados do estado catarinense.

Nela há o destaque para a colonização portuguesa em seu casario; nas antigas cariocas, que ainda jorram água potável; nas festas e tradições locais, que demonstram a religiosidade da população.

Centro Histórico São Francisco do Sul SC

Chamado de São Chico, ela é uma cidade portuária, com muitos atrativos naturais, que soube preservar o encanto histórico de uma pequena vila debruçada sobre o mar.

Seu centro histórico, com mais de 150 construções da época colonial, possui casarões centenários, dezenas deles, justapostos, coloridos, com imensos janelões e grandes portas.

Há trapiches que se alongam pelas águas da baía. Calçadas que terminam em muros de pedra, como um cais que envolve toda a vila. E, destacando-se contra o morro de mata nativa, as torres da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça.

Arte e Cultura São Francisco do Sul SC

Para os amantes da arte e cultura valerá a pena conhecer:

1-Museu Nacional do Mar

Nele o visitante encontrará barcos tradicionais brasileiros – com suas características e tecnologias – e os homens que vivem do mar – com seus saberes e fazeres – são os principais depositários do fabuloso patrimônio naval brasileiro e a razão de ser do Museu Nacional do Mar; o grande museu dos barcos do Brasil.

Há cobrança de taxa para entrada e varia a cada ano.

2-Museu Histórico

O Museu Histórico de São Francisco do Sul, localizado é Rua Cel. Oliveira, é uma das mais antigas edificações da Ilha de São Francisco.

Foi construído no final do século XVIII, utilizado, segundo o costume da época, como Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública; sendo que, serviu de prisão á líderes revolucionários por ocasião da Guerra do Contestado; conhecido na época como ”Palácio da Praia do Mota”.

O Museu Histórico Municipal, abriga em suas salas e celas, vários objetos doados pela comunidade francisquense, tais como; documentos, plantas, jornais e utensílios, comuns ao dia á dia dos antepassados do povo francisquense.

A história da comunidade francisquense, é belamente ilustrada, nas variadas fotografias inseridas nas paredes das celas, sendo que no pátio exterior, encontram-se expostos Moinhos de cana e mandioca. Há ainda uma máquina utilizada na fabricação de telhas, e um carro fúnebre do início do século; além disso encontra-se uma cela solitária, que era utilizada na detenção de doentes mentais e perigosos criminosos.

Dicas de Hotéis São Francisco do Sul SC

A cidade oferece boa infraestrutura hoteleira para seus visitantes, que poderão escolher a melhor estadia e aproveitar de todas as atrações da bela cidade catarinense.

Dicas de Hotéis São Francisco do Sul SC (Foto: http://hotelturismar.com.br/)
Centro Histórico de São Francisco do Sul SC (Foto: http://hotelturismar.com.br/)
São Francisco do Sul SC
São Francisco do Sul SC
São Francisco do Sul SC
São Francisco do Sul SC
São Francisco do Sul SC
São Francisco do Sul SC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.