Forquilhinha e sua herança alemã, que encanta seus visitantes

Forquilhinha está localizada na Mesorregião sul de Santa Catarina, a 18 Km de Criciúma (cidade da qual se desmembrou em 1989) e a 214 Km de Florianópolis.

A cidade catarinense possui pouco mais de 24 mil habitantes, sendo mais uma que não deixa as tradições germânicas se perderem, tal como a bela Pomerode.

Anualmente, no mês de outubro, a cidade organiza a Heimatfest (Festa das Origens), considerada uma das maiores festas alemãs do sul do estado catarinense. E o melhor: está consolidada no calendário de festas do mês de outubro do estado.

Objetivo da Heimatfest

A festa tem o objetivo de resgatar e preservar as tradições culturais, gastronômicas e o acervo histórico dos colonizadores. Dentro deste contexto, a Heimatfest apresenta desfiles culturais e artísticos, apresentações musicais, danças, comidas típicas, palestras, mostras e exposições variadas. Há praça de alimentação com comida alemã e italiana. E, claro, chope! Uma das atrações à noite é o concurso do chope em metro.

Além disso, ainda há o heimatkaffe, o  tradicional café colonial. Vá com apetite!

Normalmente, no mês de julho, ocorre a eleição da rainha, da primeira princesa e da segunda princesa da Heimatfest. A festa de eleição da rainha e das princesas termina, pra variar,  com o Baile do Chope! Imagine!

Berço de Zilda Arns

Foi nesta terra que nasceu Zilda Arns, a médica sanitarista que ganhou destaque no cenário internacional pelo seu trabalho à frente da pastoral da criança. Foram 3 indicações ao Prêmio Nobel da Paz. D. Zilda faleceu em 2010, no Haiti, em decorrência de um terremoto que atingiu aquele país.

Considerada a mais germânica das cidades do sul catarinense, a cidade apresenta uma arquitetura enxaimel, facilmente percebida em prédios públicos e residenciais, bem como hotéis e galerias comerciais.

Dicas de Hotéis em Forquilhinha

– Oma Zita Hotel: http://www.hotelomazita.com.br

– Hotel e Restaurante Forgiarini: http://www.forquilhinha.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/14461

Forquilhinha
Forquilhinha ( foto fonte https://www.lokalo24.de/lokales/werra-meissner-kreis/markt-spiegel/159-erntedank-heimatfest-sooden-allendorf-beginnt-freitag-8602879.html)
Forquilhinha ( foto fonte http://wikimapia.org/7351359/pt/Forquilhinha)
Forquilhinha ( foto fonte http://wikimapia.org/7351359/pt/Forquilhinha)

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.