São Vicente e a maior encenação em praia do mundo

A cidade de São Vicente, localizada na Ilha de São Vicente, na Baixada Santista, além de belas paisagens naturais, apresenta muita história. A história da fundação da cidade é retratada em forma de teatro a céu aberto, desde 1982.

São Vicente e a maior encenação em praia do mundo.

Em 22 de janeiro de 1502, uma expedição portuguesa comandada por Gaspar Lemos chegou à ilha de Goyahó, alterando seu nome para São Vicente, em devoção ao santo do dia.  Curiosamente, em 22 de janeiro de 1532, Martim Afonso de Souza chegou à ilha e ratificou seu nome como São Vicente.

Martim Afonso foi um navegador enviado pela Coroa Portuguesa para construir a primeira vila do Brasil. No local foram instalados a câmara, o pelourinho, a cadeia e a igreja, bases da administração portuguesa. Como Vila era o termo utilizado pelos portugueses para designar uma cidade organizada, São Vicente é considerada a Cellula Mater da Nacionalidade, ou Primeira Cidade do Brasil. Foi em São Vicente, no ano de 1532, que ocorreram as primeiras eleições populares das três Américas, com o estabelecimento da primeira Câmara de Vereadores do continente. Por este motivo, São Vicente é considerada berço da democracia americana.

A encenação na praia do Gonzaguinha.

Para contar a história da criação da cidade de São Vicente, desde 1982 ocorre uma encenação teatral na Praia do Gonzaguinha; a escolha do local deve-se ao fato de que, exatamente aí, Martim Afonso de Souza desembarcou em 1532.  As apresentações ocorrem no final de janeiro, no final de semana envolvendo, claro, o dia 22.  A encenação da fundação da cidade de São Vicente ganhou repercussão nacional devido à participação de atores famosos, tanto nacionais como internacionais. Por lá já se apresentaram Carmo Della Vecchin, Nuno Leal Maia, Cláudia Ohana, Bárbara Borges, Oscar Magrini, Armando Babaioff, Juliana Knust, Henri Castelli, Marcelo Lafontana (português) e vários outros nomes da teledramaturgia.

O local de apresentação comporta 5260 expectadores. Para o ano de 2018 o valor do ingresso é de R$35,00 e as apresentações ocorrerão de 18 a 25 de janeiro.
A encenação da fundação da Vila de São Vicente é considerada o maior espetáculo de areia de praia do mundo, de acordo com o Guiness Book.

Encenação da Fundação de São Vicente Fonte: http://www.cidadeecultura.com/encenacao-da-fundacao-da-vila-de-sao-vicente/
Encenação fundação de São Vicente Foto: http://www.jornaldaorla.com.br/galerias/329-encenacao-fundacao-vila-sao-vicente-2010/

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.