Círio de Nazaré Belém do Pará maior manifestação católica do Brasil

Círio de Nazaré Belém do Pará, festa religiosa realizada há mais de dois séculos na capital paraense; é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo.

Círio de Nazaré Belém do Pará

Ela  reúne aproximadamente dois milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do Estado; num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a Mãe de Jesus.

O Círio de Nazaré acontece anualmente no segundo domingo de outubro; no qual a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré; onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.

O percurso possui aproximadamente 3,6 quilômetros e durou nove horas e quinze minutos; conforme aconteceu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história, conforme informações dos organizadores.

Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem da Virgem de Nazaré é seguida por romeiros de Belém; do interior do Estado, de várias regiões do país e até do exterior.

Durante o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa. Por sua grandiosidade, o Círio de Belém foi registrado, em setembro de 2004; pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

O Círio agrega ainda várias outras manifestações de devoção, como a trasladação; a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

Dia do Círio de Nazaré

O domingo do Círio, que é  o segundo domingo do mês outubro; tem início com a celebração de uma missa em frente à Catedral metropolitana de Belém, a Sé, às 5h30.

Ao término da missa, às 6h30, tem início a procissão que percorre as ruas de Belém até a Praça Santuário de Nazaré; em um percurso de 3,6 quilômetros.

A cada edição, o Círio de Nazaré atrai um número maior de romeiros, reunindo; além dos fiéis de Belém e do interior do Estado, devotos de várias regiões do País e até mesmo visitantes estrangeiros.

Dicas de Hotéis em Belém do Pará

A cidade de Belém do Pará possui excelente infraestrutura de hotéis para receber seus hóspedes que ficarão encantados com a diversidade cultural e de entretenimentos que a cidade oferece.

Os hotéis também farão a indicações de boas agências de passeios para conhecer a bela região paraense, suas praias de água doce e sua rica gastronomia repleta de alimentos exóticos e saborosos.

Círio de Narazé Belém do Pará (Foto: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/55)
Círio de Nazaré Belém do Pará
Círio de Nazaré Belém do Pará (Foto: http://portal.iphan.gov.br)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.