Museus Chapecó, belas atrações para quem busca história e cultura

A cidade de Chapecó, situada no oeste catarinense, alia a vida urbana com a beleza da vida no campo; além de oferecer variadas atrações para seus visitantes, tais como seus museus.

Museus Chapecó

Os museus da cidade de Chapecó são destinados aos visitantes, que buscam conhecer mais sobre a história da colonização e sua contribuição para a formação da região; além de ser uma excelente opção para os curiosos.

Monumento O Desbravador/Memorial Paulo de Siqueira

O Monumento O Desbravador é o cartão de visitas da cidade catarinense; possui 14 m de altura, e foi criado para homenagear o colonizador gaúcho, sendo confeccionada pelo artista plástico Paulo de Siqueira; que também produziu as pinturas e esculturas que fazem parte do Memorial, na base do monumento. Situado na Av. Getúlio Vargas, nº17, Centro. Fone:(49) 3321-8593.

Chapecó (foto https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SC/1068/chapeco)
Chapecó (foto https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/SC/1068/chapeco)

Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC)/ Museu Municipal Antônio Selistre de Campos

Nestes museus estão o acervo arqueológico e etnológico das tribos Kaingangue e Guarani, bem como registros fotográficos de momentos históricos de Chapecó. Ambos são situados no prédio da Prefeitura, construído em 1940 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Endereço Av. Getúlio Vargas, 17 N, Centro. Fone:(49) 3321-8593.

Museu da Cultura Italiana

O espaço conserva parte da história da imigração italiana, com aproximadamente 300 peças, na maioria instrumentos de trabalho na agricultura, utilizadas pelos moradores no início do século XX. As visitas deverão ser agendadas pelos telefones 49 3328 0166 ou 9962 8088.

Museu Tropeiro Velho

Museu da Cultura Italiana ( foto http://www.guiasc.tur.br/item/detalhes/codItem/1422)
Museu da Cultura Italiana ( foto http://www.guiasc.tur.br/item/detalhes/codItem/1422)

O local guarda peças e utensílios domésticos dos antigos moradores da cidade e; principalmente, dos tropeiros que passaram pela região. Possui área para lazer e camping. Localizado na Propriedade da Família Fonseca, a 15 km do Centro. Linha Boa Vista. Fone: (49) 9107-5210.

Museu da Colonização de Chapecó

Possui significativa importância, pois resgata, preserva e salvaguarda a história da colonização de Chapecó, seus agentes desbravadores e visionários; assim como seus saberes e fazeres que, em tão pouco tempo, transformam o município de Chapecó, numa referencia de progresso e desenvolvimento. Ele é um espaço de memórias, de relacionamentos e de interação. Localizado junto ao Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves – Pq. da Efapi. Informações – 3319-1010/ 3321-8593.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.