Museus em Ouro Preto, belas atrações que contam a história de Minas

Museus em Ouro Preto, cidade mineira, denominada de antiga Vila Rica, que é conhecida por ser o maior conjunto barroco do mundo. Essa cidade seiscentista, que foi palco da vaidade e da ostentação sustentadas pelo ouro encontrada nas diversas Minas Gerais; atualmente é uma dos municípios mais procurados da Estrada Real, e retrata a história do estado e do Brasil como um todo.

Situada a 101 km da bela capital mineira, Belo Horizonte, e a 32 km de sua vizinha, Ouro Branco; Ouro Preto possui atrações diversas para atender a todos os tipos de visitantes. E, em relação aos museus, não é diferente. A cidade dispõe de diferentes tipos de museus, voltados para diferentes temas, e que atraem turistas de todo o Brasil e do mundo. Conheça alguns dos principais e mais famosos.

Museus em Ouro Preto MG

  •  Museu da Inconfidência –  possui quatro mil objetos; cujo acervo possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida social mineira dos séculos XVIII e XIX. Situado no Praça Tiradentes, 139, Centro. Funciona de Terça-feira a Domingo, das 10h às 18h.
Ouro Preto, uma das cidades que simbolizam a Estrada Real (foto: https://www.cidadeecultura.com/museu-da-inconfidencia-em-ouro-preto/)
  • Museu de Mineralogia – apresenta as mais completas coleções em seus setores de Mineralogia, História Natural, Mineração, Metalurgia, Química, Física, Astronomia, Topografia, Desenho e Biblioteca de Obras Raras.  Situado na Praça Tiradentes, 20, Centro, Ouro Preto.
Museu de Mineralogia UFOP (foto: https://www.expedicoesemfamilia.com.br/2020/01/museus-ouro-preto-com-criancas.html)
  • Museu das Reduções, a cerca de 25 km do Centro Histórico de Ouro Preto, possui mais de 25 réplicas de monumentos de 15 Estados do Brasil; expostas em jardins suspensos; que retratam com perfeição os 5 séculos da riquíssima arquitetura. Situado na rua São Gonçalo, 131 – Amarantina. De Quarta a Segunda – feira, das 09h às 16h.
Museu das Reduções Ouro Preto MG ( foto fonte http://www.ouropreto.com.br/canal/artigo/aproveite-o-feriado-do-dia-das-criancas-para-visitar-o-museu-das-reducoes-em-ouro-preto)
Museu das Reduções  (Foto: http://www.ouropreto.com.br/canal/artigo/aproveite-o-feriado-do-dia-das-criancas-para-visitar-o-museu-das-reducoes-em-ouro-preto)
  • Museu de Arte Sacra, o local integra o Museu de Arte Sacra o conjunto dos bens integrados da Igreja Matriz do Pilar e os bens da exposição permanente.

Outros museus em Ouro Preto

  • Museu Casa Guignard, reúne obras do autor e peças que ilustram sua vida e oferecem visão ampla sobre a trajetória do mestre Alberto da Veiga Guignard. Situado na rua Conde de Bobadela, 110, Centro. Telefone: (31) 3551-5155. Horário de Funcionamento; de Terça a Sexta- feira, das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.
  • Museu do Aleijadinho, o local é um circuito que envolve três igreja históricas de Ouro Preto: Santuário Nossa Senhora da Conceição.
Museu Aleijadinho (foto: http://paroquiaconceicaoop.com.br/museu/)
  • Museu do Oratório, que está situado no centro da antiga Vila Rica, destaca-se por sua arquitetura simétrica e harmônica. Situa-se no Adro da Igreja do Carmo, 28º – Centro. Funciona de Quarta a Segunda – feira, das 9h30 às 17h30.
Museu do Oratório (foto: https://museudooratorio.org.br/conheca/apresentacao/)

Dicas de Hotéis em Ouro Preto MG

A cidade mineira oferece uma variedade de hotéis e pousadas, pois a bela região deverá ser explorada em detalhes. O visitante poderá ainda conhecer Mariana, Lavras Novas e para os aventureiros e amantes da natureza, há o Pico do Itacolomi.

A cidade recebe milhares de visitantes e a dica é escolher um calçado confortável para caminhar pelas ladeiras e vielas da atração mineira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.