Parque Aldeia do Imigrante, bela opção de lazer em Nova Petrópolis

Parque Aldeia do Imigrante é uma das belas opções de lazer de Nova Petrópolis, cidade gaúcha situada a 35 km de Gramado, e a 12 km de Picada Café. Essa atração turística resgata a história dos imigrantes que colonizaram a região da Serra Gaúcha, em especial da cidade de Nova Petrópolis e é um local de muita paz e tranquilidade.

Parque Aldeia do Imigrante (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Conheça o Parque

O belo parque foi inaugurado em 1985, com área aproximada de dez hectares, cuja maior parte é de mata nativa.

Ele foi criado para resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes que colonizaram esta região, predominando a imigração alemã.

O Parque está dividido em dois espaços, sendo o primeiro a Aldeia Bávara e o segundo a Aldeia Histórica; na qual há a representação da história dos primeiros imigrantes em forma de Museu Vivo. O local preserva o patrimônio cultural e o patrimônio natural.

O que fazer no Parque Aldeia do Imigrante?

  •  Na entrada do Parque foi erguida uma “Aldeia Bávara” com os seguintes elementos para observação e visitação: “Pórtico de Entrada”, lojas de malhas, artesanato e produtos coloniais, “Salão de Baile”, Quiosque para apresentação do rico folclore da região e o “Biergarten”, que o Jardim da Cerveja;
  • No coração do Parque, há a reconstrução de antigos prédios históricos com técnica “enxaimel”, removidos de diversas localidades do interior, que constituem a “Aldeia Histórica”; demonstrando a estrutura e funcionamento de uma aldeia de Imigrantes, entre os anos de 1870 e 1910.
  • Na Aldeia de Imigrantes há a Capela do Imigrante, cemitério, venda com salão de baile, réplica da primeira sede da cooperativa de crédito mais antiga da América Latina, casa com cantina, ferraria, escola comunitária, casa do professor, casa do sapateiro, casa paroquial, estúdio fotográfico de foto à moda antiga, de Germano Schüür, e o Museu Histórico Municipal.
    Nova Petrópolis RS – Parque Aldeia do Imigrante

Dicas de Hotéis em Nova Petrópolis

A cidade encanta pela hospitalidade, beleza, atrações e proximidade com outras cidades que compõem a belíssima Serra Gaúcha.

Ela oferece variadas alternativas de hotéis e pousadas para que seus visitantes possam curtir a beleza da região.

Os hotéis e Pousadas indicarão aos visitantes as melhores agências de turismo para agendamento de roteiros e belos passeios.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.