Parque da Guarita, em Torres, e suas belezas naturais

Parque da Guarita, em  Torres,  foi criado em 1971, através do empenho de vários ambientalistas locais, com objetivo de proteger o cenário geológico de grande valor ambiental e paisagístico, não só para os gaúchos.

O Parque possui grande importância cultural e econômica, sendo referência no lazer ambiental local e recebendo anualmente aproximadamente 30.000 visitantes.

Parque da Guarita Torres (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

O que fazer no Parque da Guarita Torres?

Ele oferece acesso a diversas paisagens extraordinárias, com trilhas de fácil execução; além de muito bem sinalizadas. A trilha principal dá acesso a parte alta do parque, que contorna penhascos, que proporcionam uma vista hipnotizante do horizonte do litoral gaúcho.

Durante todo o percurso desta trilha existem ramificações, que dão acesso à escadas para descer nesses penhascos e, no final da parte alta, há uma escada que da acesso à Praia da Guarita.

Há a possibilidade de contornar a parte alta do parque de carro, ou a pé, e acessar esta praia, que possui formações rochosas (resquícios dos penhascos). Uma delas é uma “ilha” rochosa em meio a areia da praia, que é chamado de Morro da Guarita.

É possível acessar o topo do morro, através de uma trilha em escada emoldurada por um túnel de vegetação nativa, que é uma subida válida pelo trajeto e pela bela paisagem do topo, que oferece de um lado a parte alta dos penhascos do parque e; do outro, toda extensão do restante da praia e suas dunas.

Parque da Guarita Torres (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Como chegar ao Parque da Guarita Torres?

Ele está situado na Praia da Guarita, na rua Benjamin Constant, 154 – Telefone(s): (51) 3626-9150 – ramal 246 / 247.

Ele funciona  na Baixa Temporada, diariamente das 8h30 às 17h30; e na Alta Temporada, diariamente, das 8h às 20h.

Dicas de Hotéis Torres

A bela e atrativa cidade oferece uma excelente infraestrutura de hotéis para seus visitantes, que poderão escolher a melhor estadia; além de aproveitar dos belos encantos da região gaúcha.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.