Parque Nacional do Pau Brasil e suas belezas naturais

O Parque Nacional do Pau Brasil, criado em 20 de abril de 1999, em comemoração aos 500 anos do Brasil; está  situado na Costa do Descobrimento, localizado no município de Porto Seguro.

Parque Nacional do Pau Brasil (foto https://www.observadorindependente.com.br/)
Parque Nacional do Pau Brasil (foto https://www.observadorindependente.com.br/)

Ele possui aproximadamente 19 mil hectares; sendo uma das mais importantes áreas protegidas da Mata Atlântica no sul da Bahia.

Atrações

Trilha Patatiba

Possui 1, 2 km de extensão, possui nível baixo a médio de dificuldade; na qual os visitantes poderão interagir com áreas de mata densa dentro da floresta; árvores centenárias; uma grande diversidade de cipós e uma exuberante diversidade biológica.

Trilha da Mussununga

Ela possui vegetações estabelecidas sobre solos arenosos com profundidade média de 2 metros e camada de laterita (ferro oxidado) ao fundo. Elas apresentam desde formações campestres até florestais. São muito parecidas com as restingas, porém, sua área de ocorrência se dá nas Florestas de Tabuleiro. Possui aproximadamente 500 metros de extensão.

Trilha das Antas

Com 2, 4 km de extensão, está situada na estrada da Juerana, é totalmente plana, possibilitando o acesso de pessoas que tenham algum tipo de dificuldade de locomoção. Ao final dela, há uma lagoa de coloração avermelhada; a qual, de acordo com especialistas, é mantida devido à presença de uma população de antas (Tapirus terrestris), que à noite se reúne no local; revolvendo o fundo e expondo a laterita (ferro oxidado) colorindo a água.

Parque Nacional do Pau Brasil (foto http://www.icmbio.gov.br)
Parque Nacional do Pau Brasil (foto http://www.icmbio.gov.br)

Trilha Ibirapitanga (Pau Brasil)

Possui com 150 metros de extensão, é uma trilha suspensa para proteger as plântulas (pequenas mudas) de pau-brasil; com ambiente delicado, ao mesmo tempo em que possibilita o acesso a pessoas com necessidades especiais; ou que possuam dificuldades de locomoção.

Trilha das Bromélias

Com 540 metros de extensão, está localizada na estrada do Pau Brasil; além de demonstrar os vários ambientes da Mata Atlântica de Tabuleiro;especialmente a mussununga; naturalmente um jardim de bromélias e orquídeas, finalizando pela mata mais densa e com árvores de grande porte.

Trilha Vera Cruz

Com 800 metros de extensão, está localizada na estrada do Pau Brasil, é uma trilha de nível fácil a médio; que dá acesso a uma lindíssima área de piquenique e de banho no Rio da Barra.

Como Chegar

Há duas formas de acesso; sendo um pela BR 367 e BA 001; ou atravessando a balsa para Arraial d´Ajuda e percorrendo a BA 001.

Vista parcial do litoral da Costa do Descobrimento
Vista parcial do litoral da Costa do Descobrimento (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Ao sair de Porto Seguro ou Eunápolis, deve-se seguir pela BR-367 até o trevo em direção a Arraial D’Ajuda/Trancoso; seguir posteriormente pela BA-001 sentido Arraial D’Ajuda e Trancoso. O trecho é sinalizado com placas indicativas da direção desses distritos.

Ao chegar em Arraial D’Ajuda ou Trancoso seguir pela BA 001 passando por Vale Verde até a placa de acesso ao Parque Nacional do Pau Brasil.

O acesso aéreo é feito através do aeroporto de Porto Seguro. Há voos regulares partindo das principais capitais e empresas aéreas comerciais do Brasil.

Costa do Descobrimento

Tal atração se refere ao fato que foi neste local que, em 22 de abril de 1500, os portugueses desembarcaram pela primeira vez na costa brasileira.

Na referida região podem ser encontrados diversos testemunhos do início da ocupação do Brasil, seja pelos sítios arqueológicos pré-históricos e históricos, seja pelos remanescentes das aldeias jesuíticas (Vale Verde, antiga redução jesuítica de Patatiba dos Anjos e Trancoso); ou pelos núcleos urbanos com muitos exemplos de arquitetura coloniais e prédios históricos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.