Usina de Itaipu, maior usina hidrelétrica do mundo

A Usina de Itaipu, também conhecida como Itaipu Binacional está situada em Foz do Iguaçu, a cerca de 651 km da capital Curitiba. Internacionalmente reconhecida, a hidrelétrica é a segunda maior usina do mundo em infraestrutura, perdendo para a chinesa Três Gargantas, mas ocupa a primeira posição quando se trata da produção energética.

Por seu tamanho astronômico, e por ser um dos pontos mais famosos do território brasileiro, a usina se especializou na recepção de turistas, de modo que há diversas atrações no local.

Usina de Itaipu (fonte: //ingressos.turismoitaipu.com.br)

O que fazer na Usina de Itaipu?

  • Itaipu Especial – percurso que explora a história  da usina, além de permitir aos visitantes conhecer diversos equipamentos e motores que fazem o trabalho na hidrelétrica – um deles pesa um milhão e 700 mil quilos. A visita é guiada, e só pode ser realizada por pessoas maiores de 14 anos. Ocorre todos os dias.
  • Itaipu Panorâmica – como o próprio nome diz, o passeio permite uma visão panorâmica da usina em toda sua extensão, com 7919 metros de extensão e 196 metros de altura. Além disso, o turista aprecia a bela paisagem que circunda a usina. Horário de funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h.
  • Itaipu Refúgio Ecológico – ao redor da usina, existem diversas espécies animais e vegetais abrigadas no Refúgio Biológico Bela Vista, como jaguatiricas, serpentes… O refúgio tem o intuito de proteger as espécies que poderiam vir a ser prejudicadas com a construção da hidrelétrica. O passeio é constituído de uma trilha de 2 km em meio à floresta nativa. Dias de funcionamento: Terça a domingo.
  • Itaipu Kattamaram Pôr do Sol – nesse passeio, o visitante é levado a passear sobre as águas do Lago Itaipu em um katamarã de 35 metros para apreciar o belíssimo pôr do sol nas proximidades da usina. O passeio ocorre todos os dias.
  • Itaipu Ecomuseu – por se tratar de um museu, o espaço abrigam peças que remontam ao passado da região onde se localiza a usina, dese o período pré-histórico. O local ainda conta com uma maquete de 76 metros quadrados que fazem referência à área trinacional. Horário de funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 19h.
Usina de Itaipu (fonte: //ingressos.turismoitaipu.com.br)
  • Itaipu Polo Astronômico Noite – uma experiência que vale a pena ser vivida. A Usina conta com o espaço Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, onde se encontram planetário, observatório e plataforma de observação a olho nu. Há também diversas réplicas de naves, satélites e simuladores do sistema solar. Horário de funcionamento: Sextas e Sábados, às 19h30.
  • Itaipu Iluminada – o belíssimo passeio permite a visualização, a partir do Mirante Central, dos 8 km da barragem iluminados por 747 refletores e 112 luminárias, além de ter música ao vivo durante sua realização. Horário de funcionamento: Sextas e sábados, às 20h30.

Vale lembrar que muitos dos passeios devem ser realizados em calçados fechados e confortáveis. Além disso, muitos deles são limitados, o que torna interessante a compra do ingresso através do site da bela hidrelétrica.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.