Angra dos Reis, bela enseada do estado do Rio de Janeiro

Angra dos Reis é uma bela cidade do Rio de Janeiro, localizada a 96 km da cidade histórica de Paraty e a 244 km de Ilhabela, no litoral paulista. Como seu próprio nome sugere, a história da cidade remete ao dia de Reis, dia 6 de janeiro. Isso porque os colonizadores descobriram uma pequena enseada, também chamada de Angra, justamente nesse dia; o que conferiu à cidade seu nome.

Ideal para quem gosta de se aventurar em meio à natureza, Angra é um paraíso natural, repleta de belas praias e ilhas. Por estar localizada em meio à Mata Atlântica, possui diversas áreas ideais para trilhas e caminhadas; além de águas azuis, que formam o cenário perfeito para um bom e tradicional passeio de lancha ou de escuna. Bora conhecer algumas das atrações de lá?

Angra dos Reis (foto: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Angra_dos_Reis.jpg)

Como chegar?

Se o visitante parte da capital fluminense, onde está localizado o aeroporto mais próximo, são cerca de 156 km até Angra, percorridos através da BR-101, que também é chamada de rodovia Rio-Santos. Já para quem vem da serra do Rio, partindo da cidade imperial, Petrópolis, é necessário percorrer 182 km pelas rodovias BR-493 e BR-101. Desse modo, partindo do estado do Rio ou do litoral de São Paulo, a melhor opção é sempre buscar pela BR-101.

O que fazer em Angra dos Reis?

Embora seja uma cidade conhecida pelo belo mar e pelas atrações naturais, as praias da cidade não são tão adequadas para banho, e nem tão bonitas; visto que existem muitos barcos que ficam atracados por lá, e que acabam comprometendo a limpeza da água. Desse modo, prepare-se para conhecer um pouco mais das proximidades de Angra, que realmente valem a visita.

Lagoa Azul (foto: https://www.pousadadosmeros.com.br/dt_gallery/lagoa-azul/)
  • Passear pelo Centro Histórico – por ser uma cidade relativamente antiga, que remonta à época da chegada dos portugueses ao Brasil, o centro histórico de Angra possui diversas construções em estilo colonial que permitem ao visitante viajar ao passado. Um bom exemplo é a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, uma das mais antigas do país, e que merece ser visitada. Lá perto também está o Convento São Bernardino de Sena, além de algumas opções de bares e restaurantes.
  • Fazer um passeio de escuna ou de lancha – ir a Angra e não passear de lancha ou de escuna é não conhecer o melhor que a cidade tem a oferecer. Além de levar o visitante a belíssimas praias e Ilhas (reza a lenda que existe 1 ilha para cada dia do ano por lá), o mar azul que cerca a embarcação durante o passeio já é de tirar o fôlego. Uma das mais badaladas é Ilha Grande, que de tão bela merece um post exclusivo pra ela. Há algumas opções de embarcações que, inclusive, servem um delicioso cardápio de pratos regados a muitos peixes e demais frutos do mar. Vale a pena conhecer.
  • Conhecer o Pico do Frade – se você busca um pouco mais de aventura, fazer uma trilha até o segundo ponto mais alto de Angra dos Reis é uma excelente ideia. Com cerca de 1500 metros de altitude, o pico permite ao visitante ter uma visão panorâmica das diversas ilhas que compõem a região; além de permitir um grande contato com a natureza. Por ser uma trilha que pode levar 6 horas, sendo alguns pontos de mata fechada, é necessário contratar um bom guia para evitar maiores transtornos. Todavia, lembre-se: a paisagem compensa todo o esforço da subida.

    Ilha Grande (foto: https://www.viajane.com.br/destination/ilha-grande-angra-dos-reis/)
  • Praticar o Mergulho – considerada uma das cidades mais indicadas para a prática do mergulho, esse programa não pode faltar no seu roteiro quando for visitar a cidade. Além das águas azuis e cristalinas de suas ilhas, a diversidade da fauna marinha, o local chama a atenção de muitos que se aventuram em um mergulho por lá. Lembre-se de que para mergulhar, é necessário alugar alguns equipamentos imprescindíveis à segurança do visitante. Por isso, procure uma agência confiável e aproveite!
  • Curtir a vida noturna – por ser uma cidade turística, boas opções de vida noturna também não faltam por lá. Além de quiosques, há bares e restaurantes tanto perto das praias, quanto no centro histórico, e que agradam aos mais diversos paladares. Além de servir frutos do mar, há opções de comida brasileira, asiática, italiana, dentre outras que farão sua noite em Angra dos Reis valer a pena.

Hotéis e Pousadas em Angra

A cidade possui boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Centro Histórico (foto: https://magazine.zarpo.com.br/o-que-fazer-em-angra-dos-reis/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.