Meruoca, cidade cearense repleta de belezas naturais

O município de Meruoca está localizado em pleno semiárido do norte cearense; na Serra da Meruoca, que abrange os municípios de Meruoca, Alcântaras, Massapê e Sobral. Ele está a aproximadamente 248 km da capital Fortaleza.

Em 2008, a região serrana foi transformada numa APA (Área de Proteção Ambiental); com o objetivo de proteger toda a fauna e flora das ameaças da invasão imobiliária; por conta de seu clima extremamente agradável e da tranquilidade do lugar.

O nome Meruoca é de origem tupi e significa “morada das moscas”. Ela é uma cidade centenária, fundada por volta de 1727, por missionários que vieram de Portugal para colonizar os indígenas, que habitavam a região ao longo do Rio Acaraú.

Como chegar em Meruoca?

Meruoca (foto //mapio.net/pic/p-10671551/)
Meruoca (foto //mapio.net/pic/p-10671551/)

Ao sair de Fortaleza, siga pela BR-222 até a cidade de Sobral. Depois siga pela CE-440 até a Meruoca, num percurso de aproximadamente 20 km.

Atrações

Edificações Históricas

A cidade possui muitas edificações históricas em bom estado de conservação, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que teria sido o marco inicial de sua fundação.

Turismo ecológico

A região é voltada para o turismo ecológico, pois apresenta diversas trilhas ecológicas, cachoeiras, paredões para prática de rapel, voos de asa delta ou parapente.

Belezas naturais

A região variadas belezas naturais tais como:

  • Bica Bom Jesus, que possui boa infraestrutura para os visitantes; além de piscinas naturais e toboágua. Está situada no sítio Bom Jesus;
  • Cachoeira do Buraco da Velha, com queda ‘água e caverna. Situada a 2 km da sede do município, na estrada Meruoca-Massapê;
  • Bica São Daniel, com águas límpidas e refrescantes; Situada 4 km da cidade, no sítio São Daniel;
  • Rampa de voo livre, que oferece bela visão da região cearense. Está a 10 km da cidade de Sobral;
  • Pedra do Bocão, ideal para os amantes do rapel;
Meruoca (foto //cearapraias.com.br/meruoca-um-imenso-oasis-no-sertao/)
Meruoca (foto //cearapraias.com.br/meruoca-um-imenso-oasis-no-sertao/)
  • Cachoeira Véu de Noiva, que chama atenção pela beleza;
  • Pedra Limpa, a 700 metros de altura, que oferece bela vista das cidades Massapê, Senador Sá e Santana do Acaraú; além de ter opção de trilha ecológica;
  • Açude do Quebra e do Sabiá, para refrescantes banhos e prática da pesca;
  • Sítio do Monte,  a 3 km da cidade, possui uma antiga casa de farinha, engenho de cana-de-açúcar, senzala e casa do senhor de engenho.

Hotéis em Meruoca

  • Meruoca Apart Hotel – Avenida John Stanford – Centro
    Telefone: (88) 99728-2882

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.