O estado do Rio Grande do Sul é salpicado de pequenas cidadezinhas, todas muito encantadoras, muito aprazíveis. Uma dessas belezinhas é Marau, localizada no meio norte do estado, a cerca de 32 Km de Passo Fundo, bem mais conhecida.
A cidade foi fundada em 1955 e está a 571m de altitude; sua população atual é de cerca de 45.000 habitantes. O nome da cidade é uma homenagem ao cacique Maraú, integrante da tribo dos Índios Coroados.

O que visitar ou fazer em Marau?
- Caminho das Águas e sabores – abrange as comunidades rurais de Gramadinho, Cachoeirão, Trichês e Aparecida (Capigui), além da comunidade urbana de Constante Fuga. Entre os principais atrativos da rota estão: contato com a natureza através de trilhas e passeios ecológicos, gastronomia com a produção de licores, grappa, vinhos, sucos, pães, bolos, bolachas, compotas e a possibilidade de realização de almoços e cafés coloniais; turismo religioso com visitas à igreja e santuário e muito mais.

- Paróquia Cristo Rei – construída e administrada por capuchinhos, com detalhes góticos, é um dos cartões postais da cidade. Junto à paróquia há uma torre com 36m de altura, de onde se tem uma vista panorâmica e linda da cidade. Agora, é preciso ter disposição: são 250 degraus até o cume.

- Visita à Cascata do Maringá – localizada a cerca de 10 Km da sede do município, é possível chegar até ela por meio de uma trilha preservada em um Parque Municipal. A cascata tem uma queda d’água com 54m de altura.
- Visita ao Parque dos Rodeios – concebido inicialmente para feiras como a Expomaru e o Rodeio Crioulo, atualmente é usado para diversas outras atividades. O Parque Municipal também dispõe de estrutura para acampamentos com churrasqueiras, água, sanitários e estacionamento.

- Passear pela Rota das Salamarias – passeio incrível, onde o turista pode andar por trilhas ecológicas, apreciar cachaças produzidas de forma artesanal, visitar vinícolas onde é possível degustar vinhos e sucos de uva e adquirir produtos coloniais, tomar banho de cachoeira, andar de carretão, tirar água do poço, prestigiar e adquirir artesanato em madeira, palha, milho e trigo e, ainda, saborear a espetacular culinária local.
- Participar do festival do salame – no mês de junho (prepare um bom agasalho porque faz muito frio), a cidade realiza o Festival Nacional do Salame. O evento reúne a gastronomia da Rota das Salamarias e de outras partes do estado. São três dias de grandes atrações, degustação, venda de produtos e muito mais.
Como chegar em Marau?
Para quem vai por via aérea, o aeroporto com voos regulares mais próximo é o de Passo Fundo, a cerca de 32 Km de Marau. A cerca de 183 Km encontra-se o aeroporto de Caxias do Sul, também como voos regulares envolvendo as principais companhias aéreas. Já Porto Alegre está a cerca de 270 Km de Marau. Neste caso, seguir pela BR-386 e depois seguir pela RS-223.
Para quem está descendo pela BR-153, em Passo Fundo deverá pegar a RS-324.