Porto Velho, cidade que respira cultura e história em Rondônia

Porto Velho é a capital do estado de Rondônia, situada às margens do rio Madeira, a 889 km de Manaus, e a cerca de 1458 km de Cuiabá, no Mato Grosso. Assim como a capital amazonense, Porto Velho é uma cidade que teve seu desenvolvimento impulsionado pelo ciclo da borracha, no início do século XX; mais especificamente pela construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, a qual era utilizada para o escoamento da borracha. A partir daí, a cidade foi se originando e tornou-se uma das mais movimentadas na região Norte.

Mercado Cultural (foto: http://rondonoticias.com.br)

Além de ser um destino muito procurado em razão de sua importância histórica, a capital de Rondônia é uma cidade que permite o contato dos visitantes à natureza; além de permitir uma viagem cultural, seja em relação aos costumes ou à gastronomia típica da região. Vale ressaltar ainda que a cidade não tem o mesmo fuso horário da capital federal, Brasília, tendo 1 hora a menos. Conheça um pouco mais dessa bela cidade e programe sua viagem!

O que fazer em Porto Velho?

  • Conhecer a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré – ir a Porto Velho e não conhecer a estrada de ferro que deu origem à cidade significa que o turista não conheceu a cidade. Com cerca de 300 km, a estrada foi construída para o escoamento da borracha e custou a vida de muitos indivíduos; foi desativada nos anos 1960, e hoje funciona como um museu, que abriga um bom acervo capaz de contar a história dessa obra tão importante para a região Norte. Endereço: Av. Sete de Setembro, S/n – Centro.
  • Visitar a Praça das Três Caixas d’Água – responsáveis pelo abastecimento de água da cidade no início do século XX, foram trazidas dos Estados Unidos e constituem um dos cartões postais da capital.

    Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (foto: https://www.nahoraonline.com/madeira-mamore-espetacular-estrada-de-ferro/)
  • Dar uma passada no Mercado Cultural – inaugurado em 2010, é um dos espaços culturais mais conhecidos da cidade. Além de contar com apresentações musicais, de teatro e de outras expressões artísticas, possui praça de alimentação e lojinhas que vendem produtos locais e comidas típicas, como o tacacá. Não deixe de conhecer. Endereço: Av. Pres. Dutra, 2816 – Olaria.
  • Conhecer o Mercado Central – conhecer o mercado central de uma cidade é um dos melhores modos de conhecer a cultura local e as tradições. No caso de Porto Velho, não é diferente. Além de contar com diversos frutos e comidas locais, dentre os 79 boxes que compõem o estabelecimento, há lojas de artesanato e de diversos setores que valem a visita. Endereço: Av. Farquar, 1346 – Panair.
  • Fazer um passeio pelo Rio Madeira – um passeio muito comum nas capitais do Norte são os passeios de barco pelos enormes rios da região, tal como o Encontro das Águas em Manaus, ou ainda um passeio saindo da Estação das Docas em Belém do Pará. Em Rondônia também há essa opção. Com duração de cerca de 1 hora, o passeio permite ao visitante ver um pôr do Sol lindo, além de ver a cidade de outro ângulo. Vale a pena.
  • Visitar o Museu Internacional do Presépio – um passeio bem diferente a ser realizado na cidade, com certeza é visitar esse belo museu. Como o próprio nome indica, é um local que conta com mais de mil presépios, os quais são obras de artistas de diferentes países, representando assim, diferentes culturas. Não deixe de passar por lá. Endereço: R. Mané Garrincha, 3154 – Socialista. Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 10h ao meio dia, e das 14h às 20h.

    Parque Natural Municipal de Porto Velho (foto: https://www.portovelho.ro.gov.br/artigo/18589/meio-ambiente-confirmada-para-sabado-reabertura-do-parque-natural)
  • Conhecer o Parque Natural Municipal de Porto Velho – um dos melhores locais para conhecer, o esse parque possui atrações para todas as idades. Além de possuir trilhas, conta com cerca de 70 mil mudas de árvores, tirolesa, escalada, área para crianças, quadra e lanchonete. Não vai deixar de fora do roteiro né? Endereço: Av. Pref. Chiquilito Erse. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h.
  • Passear pelo Centro Cultural Indígena e pela Capela de Santo Antônio de Pádua – a capela é uma das construções mais antigas da capital, e se localiza às margens do belo rio Madeira. Após um processo de revitalização, passou a abrigar ao seu lado, o Centro Cultural Indígena, que além de preservar a memória dos povos indígenas, conta com apresentações culturais para todos os visitantes.
  • Tomar uma cerveja na Calçada da Fama – um dos melhores programas para se fazer em Porto Velho à noite é ir à tradicional Calçada da Fama, também chamada de Avenida Pinheiro Machado. Por lá, o visitante irá encontrar desde opções mais simples até as mais requintadas, passando por todos os estilos de vida noturna. Vale a pena conhecer.

Hotéis em Porto Velho

A capital do estado de Rondônia possui boa infraestrutura hoteleira para atender aos seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.