Daqui a alguns meses o verão bate à porta, e chega a hora de programar a tão aguardada viagem das férias para curtir o calorão; e nada melhor do que aproveitar uma praia do Nordeste, não é mesmo? Mas, você sabia que, além dos destinos tradicionais, como algumas capitais, ou ainda alguns vilarejos bastante conhecidos, os estados do Rio Grande do Norte e do Ceará abrigam um dos roteiros mais belos da região?
Pois é! Esse roteiro é chamado de Rota das Falésias, e compreende uma extensão de 240 km, ao longo de 45 praias em 13 cidades, sendo 8 no Ceará e 5 no Rio Grande do Norte. Essa rota, criada oficialmente em 2016, é composta de cerca de 600 empreendimentos do setor de turismo, que se uniram com o objetivo de fomentar as viagens à região, melhorando a qualidade dos serviços. Ah, e, não podemos deixar de ressaltar o principal motivo pelo qual esse roteiro vem ganhando visibilidade ao longo dos anos: as falésias, formações geológicas coloridas, em contraste com o mar azul da região, fazem com que o local seja simplesmente de tirar o fôlego.
Quais são os principais pontos?
Bom, para início de conversa, é necessário comentar sobre a versatilidade desse passeio; visto que pode ser realizado tanto de carro, quanto de ônibus, e há até quem opte por ir de bicicleta. Além disso, esse trajeto pode ser percorrido totalmente ou parcialmente, sendo alguns pontos imprescindíveis, que não devem ser deixados de lado. Dentre eles, podemos destacar:
- A vila de Canoa Quebrada – repleta de opções gastronômicas e de passeios para os visitantes, ela chama a atenção pela infraestrutura e pela beleza inigualáveis de suas falésias alaranjadas;
- As cidades de Beberibe e Icapuí – que se destacam pela tranquilidade e aconchego de suas belas praias. Vale ressaltar ainda que em Beberibe existe o Monumento Natural das Falésias, na Praia de Morro Branco, e que não deve ficar de fora do seu roteiro.
- Mossoró, no Rio Grande do Norte – repleta de atrações culturais, e excelentes opções gastronômicas, é um dos símbolos dessa bela rota no estado;
- Tibau – outra cidade potiguar que chama a atenção é Tibau, que não deve ser confundida com Tibau do Sul, cidade que também abriga praias paradisíacas, com excelente infraestrutura, mas que não faz parte da rota. para atender seus visitantes. Em Tibau, como já se pode imaginar, as praias belíssimas também são cenários que devem ser incluídos no seu passeio pela região.
O que fazer na Rota das Falésias?
Tendo em vista o nome do roteiro, já dá pra ter uma breve noção de algumas das principais atividades realizadas por lá. Além de passeios de buggy em meio às dunas e às praias emolduradas pelas falésias, o viajante tem a oportunidade de provar o melhor da comida nordestina, regada a muitos frutos do mar, pirão, farinhas, e outras delícias; pode também se encantar pelo artesanato local, que é bastante baseado nas rendas de bilro; além de se refrescar em um mar azul, curtindo a tranquilidade e o aconchego de um dos melhores roteiros a serem conhecidos no Nordeste.
Ah, mas não pense que não há opções de adrenalina por lá! Além de tirolesas e tobogãs, uma cultura bem comum na região é a de os buggeiros perguntarem se o passeio deverá ser “com emoção ou sem emoção”. E já vamos logo avisando: com emoção deixa a viagem ainda mais divertida, e faz a gente rir bastante com tanta adrenalina liberada. Não deixe de experimentar caso se sinta à vontade.
E aí, bora conhecer? Não se esqueça de levar um bom protetor solar, roupas de banho, água para hidratar, e uma excelente câmera; pois, o que não irá faltar são belíssimos registros dessa aventura. Bom passeio!