Atrações culturais de Niterói, cidade que mistura o passado e o presente

5/5 - (1 vote)

Niterói é uma cidade fluminense situada no litoral do estado do Rio de Janeiro, a 13 km da capital e a 158 km da famosa Armação dos Búzios. Conhecida por sua grande importância histórica e arquitetônica, haja vista que abriga diversas construções projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer; Nikiti, como é carinhosamente chamada, também possui diversos museus e atrações culturais para atender aos mais diversos tipos de visitantes.

Contudo, não é somente pela grande importância cultural que a cidade é conhecida nacionalmente. Suas belíssimas praias são de tirar o fôlego, e muito variadas, de modo que há tanto praias mais calmas; quanto praias mais agitadas. Além disso, existem muitas boas opções de ecoturismo por lá, nas trilhas que levam aos mais belos visuais de Niterói e da região.

Sendo assim, que tal conferir algumas das principais atrações culturais de Niterói que não podem ficar de fora do seu roteiro? Dê só uma olhada no que preparamos para te ajudar.

Niterói (foto: https://www.localiza.com/brasil/pt-br/rede-de-agencias/niteroi)

Como chegar?

Para quem opta por vir de avião, os aeroportos internacionais do Rio de Janeiro estão situados a cerca de 20 km de Niterói; de modo que o visitante pode escolher o que for mais acessível para sua viagem. Já para quem vem de Petrópolis, na região serrana do estado, são cerca de 74 km através da BR-040. E para quem vem de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, a melhor opção se dá via BR-101 em um trajeto de 150 km.

Atrações culturais de Niterói – RJ

  • Museu de Arte Contemporânea de Niterói – o cartão postal da cidade é a melhor forma de iniciar essa lista. Desenhado por Niemeyer, ele funciona de terça a domingo, de 10h às 18h; e abriga diversas salas com exposições variadas de artistas contemporâneos. É uma atração para se curtir tanto do lado externo, quanto em seu interior. Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem.
Museu de Arte Contemporânea (foto: https://blogdaarquitetura.com/oscar-niemeyer-museu/)
  • Igrejinha de São Francisco Xavier – outro ponto bem aconchegante de Niterói, essa igrejinha histórica foi construída ainda no século XVII, e hoje, além de chamar a atenção por sua simplicidade e beleza; também é um dos melhores locais para se apreciar a Baía de Guanabara e os belos morros do Rio de Janeiro. Não deixe de passar um tempinho por lá. Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, s/nº – São Francisco.
Igreja de São Francisco Xavier (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Francisco_Xavier_(Niter%C3%B3i))
  • Solar do Jamboeiro – um local que não pode ficar de fora da lista, esse solar abriga em seu interior o maior arsenal de azulejos portugueses do Brasil. Por lá, também existe uma bela estufa e o pé de jambo que contribuiu para o nome do local. A visitação ocorre todos os dias, das 10h às 18h.
Solar do Jamboeiro (foto: https://www.flickr.com/photos/leonardomartins/15710681294)
  • Cine Arte UFF – vinculado à Universidade Federal Fluminense, esse local é de grande importância como incentivo ao cinema alternativo, com produções independentes e diversos festivais que possuem um preço extremamente acessível à população, com entradas que partem de 5 reais. Vale a pena conhecer um pouco desse lugar culturalmente rico.
Cine Arte UFF (foto: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/rebatizado-cine-arte-uff-celebra-50-anos-com-mostras-23025811)
  • Palácio dos Correios – outro local que vale a visita, além de sediar a porção administrativa dos Correios, também é um local que possui grande importância cultural por abrigar diversas exposições em seu interior, tanto de pintura, quanto fotográficas. Além disso, para quem se aventurar por lá, recebe de brinde uma belíssima visão da Baía de Guanabara.
Palácio dos Correios (foto: https://www.correios.com.br/educacao-e-cultura/centros-e-espacos-culturais/espaco-cultural-niteroi)
  • Fortaleza de Santa Cruz da Barra – outro local bem legal construído ainda no século XVI, essa bela fortaleza visava defender a Baía de Guanabara contra o ataque dos invasores estrangeiros. Com uma área de 7 mil metros quadrados, possui um arsenal bem interessante de armas e canhões da época, além de chamar a atenção por sua imponência.
Fortaleza de Santa Cruz da Barra (foto: https://tvbrasil.ebc.com.br/fortes-do-brasil/2019/09/fortaleza-de-santa-cruz-da-barra)
  • Teatro Municipal de Niterói – se você é um apaixonado pelas artes, saiba que esse lugar não pode ficar de fora da sua lista. Erguido no século XIX, é uma belíssima construção de época que ainda recebe diversos espetáculos teatrais, cuja programação pode ser conferida no site oficial do Teatro. Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro.
Teatro Municipal de Niterói (foto: https://curtarj.com.br/teatro-municipal-de-niteroi/)

Dicas de hospedagem em Niterói

Nikiti possui excelentes opções de hotéis, pousadas e hostels para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.