Bichinho, aconchegante povoado do Ciclo do Ouro mineiro

Bichinho, nome pelo qual o vilarejo de Vitoriano Veloso é conhecido, é um povoado de Prados, situado a cerca de 8 km da bela cidade de Tiradentes. O local teve início durante o Ciclo do Ouro, o qual foi bastante evidente em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX. Como a região era uma das maiores exploradoras do metal na época, ali se desenvolveu o antigo Arraial do Bichinho.

Igreja Nossa Senhora da Penha (foto: https://mapio.net/pic/p-120725327/)

Ao longo dos anos, o local se desenvolveu, mas manteve sua configuração original, e atualmente, reúne diversas construções antigas, que se transformaram tanto em museus, quanto em pequenas lojas, ou até mesmo em aconchegantes restaurantes, ideais para que o visitante prove da fabulosa comida mineira. Além disso, Bichinho é um dos locais que possui maior concentração de artesão do Circuito Trilha dos Inconfidentes, o que chama a atenção de muitos turistas.

O que fazer em Bichinho?

  • Casa Torta – um dos locais mais famosos do vilarejo fica localizado bem na entrada da vila, e é realmente uma casa de fachada torta. Além de ser um ótimo local para tirar fotos, funciona como teatro, café, loja de artesanato… Vale a pena conhecer.
  • Museu do Automóvel da Estrada Real – inaugurado em 2006, o museu possui um acervo de 70 peças, as quais foram colecionadas e restauradas pelo idealizador do local. Ideal para os amantes da história e dos belíssimos carros antigos.
  • Lojas de Artesanato – como o vilarejo é nacionalmente conhecido por sua grande concentração de artesãos, artesanato é o que não falta no lugar. São diversas lojinhas espalhadas pelo povoado, que vendem lembrancinhas, decorações e acessórios diversos. Vale pena prestigiar o trabalho local. Ah, e claro, estamos falando de Minas Gerais. Isto significa que comidas e bebidas artesanais também não faltam. Há diversas lojas que vendem cachaças, licores, queijos e doces característicos da culinária mineira.
  • Igreja Nossa Senhora da Penha – localizada bem ao centro do vilarejo, a Igreja foi construído desde o início do povoamento do local, o que significa que, por este ter ocorrido no século XVIII, o estilo predominante é o Rococó. Em seu interior, o visitante pode conferir a bela arquitetura do templo religioso.

    Serra de São José (foto: https://www.barbacenamais.com.br/esportes/75-outras-modalidades/2250-caminhada-na-serra-de-sao-jose)
  • Alambiques e ateliês – além do visitante poder comprar os diversos produtos que são produzidos no vilarejo, este pode conhecer um pouco mais da produção, seja em alambiques ou em ateliês. Alguns dos alambiques locais permitem a visita a todos os processos de fabricação, sendo que também são aconchegantes e ótimos para os amantes da fotografia. Já os ateliês, que podem ser de diversos materiais, como madeira, palha, cerâmica, entre outros, são viagens no mundo da arte e da história, que fazem com que o visitante realize uma viagem no tempo.
  • Estrada Passos dos Fundadores – para os amantes do ecoturismo e do turismo histórico, Bichinho também dispõe de outra opção, a qual inicialmente funcionava como o acesso de Tiradentes a Prados, com distância aproximada de 10 km. Por ser uma estrada de terra bastante sinuosa, é recomendado que seja feito à pé, ou de bicicleta, ou em carros preferencialmente tracionados. Durante o percurso, pode-se ter uma visão da bela Serra de São José, que por si só já é um espetáculo à parte.

Hotéis em Bichinho

  • Pousada Baubrasil – Sitio Bau – Acesso pelo Arraial do Bichinho
    Telefone: (19) 99192-8657 – http://baubrasil.com/
  • Pousada Recanto dos Anjos – R. São Sebastião, 89 – Bichinho
    Telefone: (32) 3353-7242
  • Templo do Sol Acomodações – Rua São Bento, 500 – Vitoriano Veloso
    Telefone: (31) 98376-6446
  • Pousada Cipó Artes – R. São Bento, 858 – Bichinho
    Artesanato Bichinho (foto: https://www.bichinho.net/aa_artesanatos.php)

    Telefone: (32) 3353-7073 – https://cipoartes.com.br/

  • Pousada Baobá – Rua Padre Lourival, 200 – Bichinho
    Telefone: (32) 98524-6075 – http://www.pousadabaoba.com/
  • Pousada e Oficina de Artesanato do Bichinho – R. Francisco Figueiredo, 130 – Vitoriano Veloso (Bichinho)
    Telefone: (32) 3353-7247
  • Pousada Canto do Bichinho – R. Moisés Pinto de Souza, 144 – Bichinho
    Telefone: (31) 99189-3338
  • Pousada Cantagalo – Rua vereador José Marcos, 135
    Telefone: (32) 3353-7087

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.