Cananeia está situada no extremo sul do Litoral Paulista, considerada como um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta; além de vasto patrimônio histórico.
A região oferece ainda o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), cachoeiras, comunidades caiçaras e quilombolas, fauna, flora, festas e culinária.

O que fazer em Cananeia?
- Visitar os casarios históricos: com significativo conjunto arquitetônico de casarios, construídos no final do século XVIII e início do século XIX. Construções com pedras e argamassa composta de areia, cal de ostras retiradas dos sambaquis e óleo extraído da baleia.
-
Cananeia – vista do casario histórico. (Imagem: Prefeitura Municipal de Cananeia) - Fazer caminhadas em trilhas por entre a bela vegetação.
- Participar da Festa do Mar e da Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que atraem turistas de todo o Brasil.
- Visitar a Igreja de São João Baptista, situada na praça central, construída em 1577 para servir de fortaleza contra invasores.
- Visitar o Museu Municipal Victor Sadowski, com acervo com curiosidades e características que retratam a história e a cultura de Cananeia. No Museu encontra-se, taxidermizado, o 2º maior tubarão branco capturado em rede de pesca do mundo.
- Caminhar pelo Morro São João e pela Trilha do Mirante, um percurso imerso na Mata Atlântica até um mirante, de onde se pode observar o complexo estuarino lagunar, a cidade, as praias e as ilhas.
-
Cananeia (Imagem: Prefeitura de Cananéia) - Visitar o Pier Municipal : localiza-se na Avenida Beira-Mar, próximo à Prefeitura Municipal. No Pier Municipal acontecem as saídas de barcos e escunas à passeios pelo estuário.
- Gruta de Nossa Senhora de Fátima, os Argolões de Bronze encravados na pedra, que serviam para amarrar as caravelas da expedição de Martim Afonso.
- Fazer o Roteiro das Cachoeiras: inclui 4 belíssimas cachoeiras nas comunidades continentais da cidade. A Cachoeira do Pitu, localizada na Comunidade do Itapitangui. Cachoeira do Mandira, fica próxima à comunidade do Mandira reconhecida pelo Governo como remanescente Quilombola. Cachoeira do Encanto, localizada dentro de uma propriedade particular de 10 Km. Cachoeira Rio das Minas, localizada na área do Parque Estadual de Jacupiranga.
- Conhecer o Parque Estadual Ilha do Cardoso: localizado no litoral sul de São Paulo, no município de Cananéia, a 272 Km da cidade de São Paulo. Abrange uma área de 13,6 mil hectares, onde são encontrados vários tipos de vegetação da Mata Atlântica. O acesso à Ilha é feito do porto, de onde partem escunas e voadeiras (pequenas lanchas), até as comunidades tradicionais.
Onde ficar em Cananéia?
Há uma vasta rede de hoteis e pousadas em Cananeia, que atendem os mais variados gostos. Em épocas de eventos religiosos e/ou festivos, é bom fazer reserva com antecedência.
Qual a melhor praia de Cananeia?
Embora tenha algumas praias na área urbana, como a praia do Pereirinha (a mais badalada de Cananeia), é a da Ilha do Cardoso que é citada como a melhor praia de Cananéia, embora tecnicamente seja uma área separada, acessível por barco a partir da cidade de Cananéia.
A Ilha do Cardoso é parte de um Parque Estadual, o que ajudou a preservar sua natureza quase intocada. As praias na Ilha do Cardoso são famosas por sua beleza natural, águas claras e areia fina. A Praia de Marujá é uma das mais visitadas na ilha, oferecendo uma experiência de contato íntimo com a natureza em um ambiente tranquilo e pouco desenvolvido.
Os visitantes da Ilha do Cardoso também podem desfrutar de trilhas ecológicas, observação de fauna e flora, e até mesmo avistamento de golfinhos e baleias em certas épocas do ano. A preservação ambiental é uma prioridade na ilha, com atividades turísticas cuidadosamente geridas para assegurar a sustentabilidade do ecossistema local.
Quanto tempo de barco de Cananeia até Ilha do Cardoso?
A travessia até a Ilha do Cardoso é feita por meio de barcos que partem do Píer Municipal, na Avenida Beira-Mar. A viagem leva entre 30 e 45 minutos, dependendo da embarcação.