Ibirama é conhecida por suas belezas naturais e pelo turismo de aventura

Ibirama (foto //www.ibirama.sc.gov.br)

Ibirama é conhecida por seu potencial turístico de atrativos naturais, culturais; além de ser apelidada de “Capital Catarinense do Turismo de Aventura” e fazer parte do Vale Europeu.

Ela é ideal para os praticantes de rapel, rafting, trekking, downhill, moto off-roads e gaiola-cross; além de possuir a maior tirolesa urbana do Brasil.

Atrações turísticas de Ibirama

Cachoeiras

São variadas cachoeiras e cascatas que chegam até 75 metros de altura, que oferecem belíssimo atrativo visual; prática de Cannyoning e Rappel; além das  caminhadas ecológicas.

Ibirama (foto //www.ibirama.sc.gov.br)
Ibirama (foto //www.ibirama.sc.gov.br)

Canyoning Porthal

Atração de grande beleza, que tem início com um Trekking por trilhas de natureza intocada da Mata Atlântica; cercada de Bromélias e pequenos riachos por entre a vegetação.

Cicloturismo Vale de Aventuras

Há 4 Roteiros pelo interior do Município, que são sinalizados e com livretos, que contêm todas as informações necessárias, inclusive planilhas auto guiadas para total segurança do Cicloturista.

Construções Históricas

Vale um passeio pela Indústria de Farinha São Rafael, que possui um velho moinho com rodas d’água, as sete pontes pênseis, a ponte de ferro, duas pontes de arco, alambiques, três carvoeiras, casas germânicas e estufas de fumo.

Floresta Nacional de Ibirama

Criada em 1988, a floresta está situada em uma região de Mata Atlântica rica em espécies, distribuídas em 528 hectares, que guardam uma fauna variada com cotia, paca, tamanduá, tatu, veado, gato-do-mato, cachorro-do-mato, lebre e lontra. A atração está a aproximadamente 10 km do centro.

Ibirama (foto //www.revistaturismo.com.br)
Ibirama (foto //www.revistaturismo.com.br)

Museu Histórico Eduardo Lima e Silva Hoerhan

Construído em 1934 pelo médico alemão Friedrich Kroener para ser o hospital da cidade, está situado no morro, que possibilita uma ampla vista do centro de Ibirama, cortada pelo rio Hercílio. Atualmente, em suas dependências está o Museu Histórico Eduardo Lima e Silva Hoerhan, teatro, cinema (atualmente desativado) e clínicas médicas. O acervo possui telas retratando a cultura e o relevo do município; além de um rádio utilizado pelos imigrantes para comunicação com parentes na Alemanha, que provocou suspeitas de vazamento de informação aos nazistas, fato nunca comprovado. No arquivo fotográfico, as imagens mostram a história do Hansahoehe, do pacificador dos índios que batizou o museu.

Tirolesa

Considerada a maior tirolesa urbana do Brasil tem 1000 m de comprimento, que alcança até 70 km/h, em um minuto; além de oferecer maravilhosa vista da cidade de Ibirama. Funciona das 9h às 12h e das 13h às 18h. Fone: (47) 3357-2130  Celular: (47) 8813-1895.

Recanto Ecológico da Família Águida

No local, o visitante poder sentir o perfume das flores, o canto dos pássaros, saborear sucos naturais, geleias e licores; além de poder participar de trilhas ecológicas, museu, café colonial e observar as miniaturas de madeira, que recriam cenas da época da colonização da região. Funciona das 8:30 às 17:00, mediante reserva e há cobrança para acesso ao museu e ao café colonial.

Dicas de Hotéis

-Hotel Soralete, Centro, Telefone: (47) 3357-2266

-Pousada Quinta Dourada, Estrada Ribeirão das Pedras, s/n – Ribeirão das Pedras, Telefone: (47) 99242-3080

-Pousada Scursel, Rua das Flores – Ribeirão das Pedras, Telefone: (47) 99969-4296.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.