Localizada no nordeste do estado do Pará, a pequena Inhagapi conta com aproximadamente 10.600 habitantes e tangencia a rota do turismo “Belém-Bragança”.
A palavra Inhagapi, segundo o site “Diconário Informal” significa “a correnteza d’água” ou “cabeceira”. Contudo, há outras fontes que indicam “caminhos do veado” ou “caminhos do diabo”.
A cidadezinha é cortada pela rodovia PA-136, que leva a várias praias do litoral paraense e não possui atrativos turísticos no dia a dia. Também não hotéis na cidade. As melhores opções de hospedagem encontram-se na vizinha cidade de Castanhal, a cerca de 16 Km de Inhagapi.
Para quem está passando pela cidade na hora do almoço, uma boa pedida é se fartar no Restaurante Flutuante que leva o mesmo nome da cidade e do rio que lhe serve de apoio; vale a pena comer um prato característico da culinária paraense. O restaurante está localizado bem às margens da PA-136, no sentido para Castanhal.
O “boom” de Inhagapi ocorre no mês de setembro, quando a cidade sedia o Festival do Açaí, que completou a 22ª edição em 2019. Durante os dias do evento, a cidade recebe mais de 20.000 turistas.
Durante o evento, que ocorre no espaço cultural de Inhagapi, muita música e, claro, produtos à base de açaí para todos os gostos. No domingo, normalmente, ocorre um Festival Gastronômico, onde é possível encontrar muitos pratos característicos da região e, logicamente, muitos produtos à base do frutinho “carro chefe” do Festival. Há um movimento para que a cidade seja reconhecida como “capital nacional do açaí”.
Também não pode ficar de fora, uma visita à Paróquia São Vicente Ferrer, de 1839. A abertura do Festival do Açaí de Inhagapi é com uma missa nesta paróquia.
Distâncias a algumas cidades:
Castanhal……. 16 Km
Belém …………90 Km
Salinópolis…..158 Km
Capanema ….105 Km
Bragança…… 154 Km