Itaiópolis para os amantes do ecoturismo e do turismo rural

Itaiópolis é o destino para os adeptos do ecoturismo e do turismo rural, pois possui clima tranquilo de uma cidade do interior; além de estar a pouco mais de 60 km de Rio Negrinho.

A cidade possui traços da colonização alemã, polonesa e ucraniana, que estão presentes na arquitetura, na gastronomia, nas festividades e em vários costumes de seus moradores.

O que fazer em Itaiópolis?

  • Conhecer o artesanato, que é  um dos destaques na região, especialmente com os bordados ucranianos, o wycinank (recortes de papel) e os ovos coloridos (pêssankas).

    Itaiópolis (foto //portal.iphan.gov.br/)
    Itaiópolis (foto //portal.iphan.gov.br/)
  • Curtir a Cachoeira da Mina de Sal, é uma queda-d’água com 30 m de altura em paredão rochoso de 80 m de largura. Craveiro Itajaí, a 32 km do Centro.
  • Explorar a Caverna do Tigre, localizada na comunidade de Iracema, a 26 km do Centro, ao lado da Cachoeira da Pedra Furada.
  • Subir o Morro do Calvário, destino de romaria com mais de 10 mil devotos, que visitam a Via Sacra, na subida do morro durante a Quaresma. Situado na Comunidade de Iracema.
  • Conhecer a Arquitetura típica, com influências dos imigrantes europeus, que são visíveis no patrimônio arquitetônico da cidade. Destacam-se as construções tipicamente ucranianas da comunidade de Iracema, as edificações alemãs de Moema, as casas com rodas d’água e marcenarias típicas de Serzedelo; além do conjunto de arquitetura polonesa do Núcleo Histórico de Alto Paraguaçu.
  • Visitar o Monumento aos Imigrantes, Conjunto de obras representando símbolos poloneses (a águia branca e a imagem de Nossa Senhora de Monte Claro) e ucranianos (pessânka). Situado na Rua Osmar Semmer, s/n, Centro.
  • Conhecer as Igrejas:
    • Igreja Santo Estanislau e Capelinhas do Rosário, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Maior da América Latina construída por poloneses;na qual ainda são celebradas missas em polonês no local. Segunda a quinta, 8h às 12h e 13h às 17h; sexta e sábado, 8h às 12h. Situada na Praça da Matriz, s/n, Alto Paraguaçu. Fone: (47) 3652-2056.
    • Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Erguida em 1895, foi a primeira igreja de rito ucraniano católico do Brasil. Situada na Linha Xavier da Silva.

      Itaiópolis (foto //www.diocesejoinville.com.br/paroquias/paroquia-santo-estanislau--itaiopolis)
      Itaiópolis (foto //www.diocesejoinville.com.br/paroquias/paroquia-santo-estanislau–itaiopolis)
    • Igreja Sagrada Família, criada oficialmente em 1903, pertence ao Rito Bizantino Ucraniano Católico.
      Comunidade de Iracema.
    • Igreja São Pedro e São Paulo, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Situada na localidade de Moema, a 35 km do Centro.

Hotéis

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.