Óbidos PA, cidade símbolo da história no interior paraense

Óbidos (Foto: http://www.xupaosso.com.br/index.php/obidos/sobre-obidos/915-obidos-hoteis-restaurantes-obidos)
4.5 (90%) 2 votes

Óbidos PA, cidade símbolo da história no interior paraense; está localizada à margem esquerda do rio Amazonas, a aproximadamente 1.100 Km de Belém (por via fluvial); e a 3h de barco de Santarém. Ela é um encanto em pleno interior paraense.

Óbidos PA, cidade símbolo da história no interior paraense

A cidade foi fundada em 1697, quando foi erguido o Forte Pauxis como forma de defesa da região contra invasores holandeses, ingleses e franceses.

O local foi estrategicamente escolhido pela Coroa Portuguesa por dois motivos: pelo simples fato de estar à margem do rio Amazonas e pelo fato de nessa região o rio apresentar “apenas” 1892 metros de largura.

Construído por palha e barro e mão de obra indígena (inclusive da tribo Pauxis, que dá nome ao Forte), a edificação é toda em taipa-de-pilão, uma técnica muito habitual para as construções da época.

Em 1758 a aldeia de Pauxis foi elevada à condição de Vila e, neste mesmo ano, houve a mudança do Forte para Forte de Óbidos.

O nome é homônimo a uma conhecida cidade portuguesa por uma simples razão: a Coroa Portuguesa determinava que Vilas e ruas tivessem os mesmos nomes de Portugal, para impedir nomes indígenas. A semelhança topográfica com a portuguesa Óbidos trouxe o mesmo nome para a então Aldeia dos Pauxis.

O que fazer em Óbidos PA?

Para quem chega por via fluvial, logo ao deixar o porto, o turista pode se adentrar pelas  ruas estreitas e ladeiras, com casario bem ao estilo português.  Não casualmente a cidade é conhecida como a cidade mais portuguesa da Amazônia.  Na culinária, por exemplo, azeite é ingrediente presente em numerosos pratos.

O Carnapauxis é o nome dado ao carnaval de Óbidos, com máscaras confeccionadas em papel de cimento e goma de tapioca, tal qual eram feitas nas festas das aldeias portuguesas.

Não se pode deixar de falar também da “Bexiga de boi”, um instrumento de percussão, herdado de Portugal que proporciona a maior festa do gênero na região.

Uma visita ao Forte de Óbidos (antigo Pauxis)  é atividade obrigatória ao turista. Com sorte, podem ser vistos botos passeando entremeio às embarcações de pesca. E o fim de tarde reserva um por do sol inesquecível. Máquina fotográfica é item obrigatório!

Vale a pena também uma visita ao Museu Integrado de Óbidos, mantido pela Associação Cultural Obidense, com rico acervo sobre a história local.

A aproximadamente 9 Km da cidade, pela PA-254,  o visitante chega ao balneário Curuçambá, com águas verdes e transparentes e areia limpa. O local possui boa infraestrutura, com restaurantes e música ao vivo.

Também vale uma visita à Cachoeira de Curumum, localizada em propriedade particular. Para chegar ao local é bom contratar um guia e usar veículo com tração 4×4.

Religiosidade em Óbidos:

A padroeira da cidade é Sant’Anna. No segundo domingo do mês de julho ocorre o Círio de Sant’Anna.  Pela manhã,  um barco ornamentado de flores conduz a imagem para o lado oposto do Rio Amazonas, onde outros barcos estão reunidos. À tarde, forma-se a procissão fluvial que retorna à cidade onde a santa é recebida festivamente pela população.

Hospedagem em Óbidos:

-Hotel Amazônia Center – Endereço:  Rua Deputado Raimundo Chaves, 55 – Centro, Óbidos – PA – Telefone: (93) 3547-1815

-Pousada Novo Paraíso – Endereço: Rua Presidente Vargas, 197-299 – Santa Terezinha, Óbidos – PA

-Pousada Colibri – Endereço: Loteamento Jardim Geretepaua, – Quadra 4 – Santa Terezinha – Óbidos, PA – Telefone: (93) 3547-1711

-Pousada Curió – Endereço:  Rua Antônio Brito de Souza, 1131-1317 – Centro, Óbidos – PA – Telefone: (93) 99179-2457

-Hotel Horizonte – Rua Dr. Picanço Diniz, 315-395 – Lourdes, Óbidos – PA

-Hotel Uirapuru – Endereço: Avenida Dom Floriano Loewenau, 1306-1486 – Lourdes, Óbidos

-Hotel Gysa – Endereço: Travessa Rui Barbosa, 408-592 – Lourdes, Óbidos – PA – Telefone: (93)99128-0319

-Hotel Braz Bello – Endereço:  Rua Marcos R de Souza, 361-427 – Centro, Óbidos – PA – Telefone: (93) 99134-3050

 

Óbidos (Foto:http://www.obidos.net.br/index.php/obidos/sobre-obidos/518-obidos-a-cidade-que-fascina)
Óbidos (Foto: http://www.xupaosso.com.br/index.php/obidos/sobre-obidos/915-obidos-hoteis-restaurantes-obidos)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.