Santo Ângelo, cidade tranquila no Rio Grande do Sul

Santo Ângelo é um pequeno e belo munícipio no interior do estado do Rio Grande do Sul, pertencente a região das missões. O clima é agradável na maior parte do ano, e sua infraestrutura atende bem as necessidades da população.

Atualmente habitam aproximadamente 80 mil pessoas na região, sendo a segunda maior cidade do noroeste rio-grandense.

Santo Ângelo
Catedral Angelopolitana (foto: Felipe P / https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ângelo#/ )

Santo Ângelo

Como chegar?

A melhor forma de viajar para Santo Ângelo é por meio rodoviário, de modo que veículos como carro e ônibus se tornam os mais práticos.

A cidade possui acesso por duas rodovias principais:

  • BR-392 que segue a Noroeste para Cerro Largo e Santa Rosa; a sudeste para Ijuí.
  • A RS-218 que liga a Catuípe.

Existe também na cidade o Aeroporto de Santo Ângelo – Sepé Tiaraju, que está a poucos quilômetros da cidade e tem aumentando a disponibilidade de voos.

O que fazer em Santo Ângelo?

Conhecer a Catedral Angelopolitana – Essa bela estrutura histórica em frente à Praça Pinheiro Machado chama atenção devido a riqueza de detalhes e sua grandiosidade. Ela começou a ser construída em 1929 e guarda um pouco da história do munícipio.

Passear pelo centro histórico– O centro histórico do munícipio abriga diversos edifícios representativos da cultura municipal. Além disso, é um belo ambiente para descontrair, sendo ponto de encontro de muitos amigos e familiares, principalmente em tardes ensolaradas de inverno, quando as pessoas se juntam na praça para conversar, brincar com as crianças e afins.

Degustar da boa culinária sulista – A culinária sulista é famosa, sendo muito conhecida também pelas bebidas. Não deixe de comer o bom Arroz Carreteiro, o famoso apfelstrudel e também o delicioso churrasco gaúcho.

Praticar ciclismo pelas belas estragas da região – O ciclismo é uma atividade popular entre os santo-angelenses, seja ela de estrada ou mountain-bike. O munícipio possui ótimos percursos para se divertir com a “magrela”.

Curtir a Oktoberfest – Esse famoso festival está presente na maioria das cidades rio-grandenses e costuma atrair milhares de pessoas todos os anos, em busca de diversão e uma experiência diferenciada.

Hospedagem

Sabemos que para se realizar uma boa viagem é necessário se ter um bom local de descanso para renovar as energias, com base nisso confira algumas dicas de hospedagem em Santo Ângelo:

  • Villas Hotel – O hotel conta com academia, piscina, área de lazer, quartos amplos e bem equipados, e um ótimo atendimento. Além disso, há uma sala destinada a conferências e encontros empresarias. RS-344, km 98,5. Telefone: (55) 3312-3131.

    Santo Ângelo
    Villas Hotel (Divulgação / https://www.villashotelrs.com.br/)

  • Maerkli Hotel – Conta com diversas opções de quartos bem equipados e com preço mais acessíveis. Av. Brasil, 1000. Telefone: (55) 3320-2127.

Um pouco de sua história

A cidade tem sua fundação datada em 1706, quando os primeiros povos jesuítas chegaram a região por meio das missões.

Entre 1753 e 1756, aconteceu a Guerra Guaranítica que foi um conflito envolvendo indígenas da tribo Guarani e tropas luso-espanholas, em busca do controle das terras no entorno do Rio Uruguai.

Mas foi no séc. XIX que ela sofreu uma grande expansão pela chegada de imigrantes alemães, italianos, poloneses, russos, holandeses, letões, entre outros grupos europeus.

Desse modo é possível destacar que a cidade ganhou contornos europeus, bem como boa parte do Rio Grande do Sul.

Santo Ângelo
Santo Ângelo (foto: Fotos Antigas RS / link: https://www.flickr.com/photos/fotosantigasrs/ )

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.