Tucuruí é uma cidade paraense repleta de belezas naturais

Tucuruí está a mais de 400 km da capital paraense, Belém do Pará, cujo acesso é feito pela rodovia BR-316 e possui várias atrações turísticas para os amantes da natureza.

Como chegar a Tucuruí

Ao sair de Belém, o motorista deverá pegar a BR 316, após deverá seguir pela Alça Viária até a PA-150. A viagem passa pelos municípios de Moju, Tailândia; chegando em Goianésia do Pará, basta pegar a PA-263. O trajeto pode ser feito em carro particular, ou ainda nas linhas regulares e diárias de ônibus.

Tucuruí (foto //www.consolidesuamarca.com.br)
Tucuruí (foto //www.consolidesuamarca.com.br)

Atrações turísticas

Usina Hidrelétrica

As visitas podem ser agendadas previamente pelos telefones 94-3778-2522, pessoalmente no Centro Cultural da Eletrobras Eletronorte, na Vila Residencial Permanente. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, gratuitas e feitas nos veículos da Empresa.

Passeios no Rio

Para passeios no Rio Tocantins é possível alugar lanchas ou barcos no cais da cidade. Do flutuante aportado no cais, dá para sair e conhecer as praias de rio. Para passear no lago ou para conhecer uma das mais de 1.700 ilhas, será necessário contratar os barcos ancorados no porto do Km 11, ou na Aseel Náutica, que possui porto próprio.

A cidade

Passear pelo centro comercial de Tucuruí, no Shopping, bairros, cais da cidade, Feira Municipal, praias do Rio Tocantins são boas alternativas. Ainda há a Vila Permanente que vale apena ser conhecida por sua boa infraestrutura; além de uma excelente vista do Lago e da Usina Hidrelétrica. É possível visitar a velha locomotiva Belém, no Centro Cultural.

Tucuruí (foto //cidadedetucurui.com/)
Tucuruí (foto //cidadedetucurui.com/)

Usina

Atualmente, o turista tem a oportunidade de fazer três tipos de visitas à usina que são turística, panorâmica e técnica; todas com possibilidade de adequação ao objetivo do grupo de visitantes. O vertedouro de Tucuruí, utilizado para escoar a água em excesso, que chega ao reservatório durante o período de chuvas;  sendo considerado um espetáculo visual impressionante, mas que só acontece nos primeiros meses do ano.

Ilhas artificiais

Ao represar o rio Tocantins, foi criado um novo ecossistema na região, que é um imenso lago artificial, composto por diversas ilhas e uma rica diversidade de fauna e flora amazônicas. O Lago de Tucuruí é um dos resultados desse processo de barramento do rio. Conhecido por sua beleza exuberante, ele permite uma vista encantadora do pôr-do-sol. Além de passeios regionais de barco, é possível conhecer as praias que possibilitam a visão de 100% da Usina Hidrelétrica, rio abaixo do leito do Tocantins.

Culinária

O prato mais conhecido e definido pelos moradores e turistas que já visitaram a cidade como a delícia de Tucuruí não poderia deixar de ser feito com peixe, o Tucunaré, abundante na região; e que tem uma forma especial de ser servido na cidade, de forma assada em saco plástico.

Além da diversidade de pratos, há também uma enorme quantidade de doces, sorvetes, licores e compotas feitas com as diversas frutas da região como o cupuaçu, o bacuri, o taperebá, o açaí, e inúmeras outras.

Usina Hidrelétrica de Tucuruí (foto //www3.ana.gov.br)
Usina Hidrelétrica de Tucuruí (foto //www3.ana.gov.br)

Hotéis

-Hotel Coimbra, R. Lauro Sodré, 520 – São José, telefone (94) 3787-1277 – site  //www.hotelcoimbra.com.br/

-Hotel Rio Tucuruí, Av. Raimundo Veridiano Cardoso, 1152 – Santa Monica, Telefone (94) 98127-8180 – site //www.hotelriotucurui.com/

-Hotel Goiânia, R. Lauro Sodré, 685 – Centro, Telefone (94) 3787-1776 – Site  //www.hotelgoianiatucurui.com.br/

-Hotel Sevilha, Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, 1155 – Bela Vista, Telefone (94) 3787-1155 – site

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.