Carnaval de Marchinha São Luiz do Paraitinga SP

Carnaval de Marchinha São Luiz do Paraitinga SP, que arrasta milhares de visitantes para a cidade com bela arquitetura colonial, que remete à época do ciclo do café.

Carnaval de Marchinha São Luiz do Paraitinga SP

O carnaval da bela atração turística foi reinventado há aproximadamente trinta anos; mas em 2017 por falta de verbas não foi realizado.

O evento popular mais importante da cidade recebe muitos turistas e tem início uma semana antes do calendário oficial brasileiro, no distrito de Catuçaba, com o “Carnatuçaba”.

Programação do Carnaval de São Luiz do Paraitinga SP

Na sexta-feira de carnaval; o Bloco do Lençol invade as ruas para agitar os turistas e luizenses; anunciando que a folia chegou. No dia seguinte, pontualmente ao meio dia, o Bloco Juca Teles abre oficialmente o carnaval de São Luiz e a folia não para até quarta-feira de cinzas.

Vários blocos com seus bonecos gigantes e estandartes saem diariamente pelas ruas da cidade; arrastando multidões de luizenses e turistas, com suas roupas e cartolas coloridas.  Os blocos mais conhecidos, além do Juca Teles, são o Bloco da Maricota, o Bloco do Barbosa, o Bloco do Lençol, o Bloco do Rei Canário, o Bloco do Pai do Troço, o Bloco do Caetê, o Bloco da Coruja, o Bloco do Caipira, o Bloco do Balacobaco, o Bloco do Pé na Cova, o Bloco do Bebebum e o Bloco da Santa Casa.

Destaque para a Marchinha

A marchinha é a música oficial da festa de São Luiz; que tem preservado a tradição e transformado a festa no melhor carnaval de rua do Brasil.

Festival de Marchinhas em São Luiz do Paraitinga SP

O Festival de Marchinhas, criado há aproximadamente 30 anos por músicos luizenses; que se encontravam na praça e bares da cidade para compor letras e músicas. São mais de 1.500 músicas compostas, algumas que viraram hits e são cantadas pelos foliões o ano inteiro.

Anualmente em Janeiro ou Fevereiro, são realizadas as seletivas e a finalíssima, na Praça Oswaldo Cruz. O festival de marchinhas de São Luis do Paraitinga atrai músicos famosos e importantes, como Chico César, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, Tetê Espínola e outros; seja para colaborar como jurado ou mesmo compondo e/ou interpretando sua canção.

São Luiz do Paraitinga é uma bela opção para quem curte a natureza, história, tradição e um bom carnaval embalado pelas saudosas marchinhas.

Carnaval de Marchinha São Luiz do Paraitinga SP (foto fonte  http://www.jornaldeguara.com.br)
Carnaval de Marchinha São Luiz do Paraitinga SP (Foto: http://www.jornaldeguara.com.br)
São Luiz do Paraitinga SP (Foto: http://caminhosdeumamochila.com.br/index.php/2017/03/26/sao-luiz-do-paraitinga/)
São Luiz do Paraitinga SP (Foto: http://caminhosdeumamochila.com.br/index.php/2017/03/26/sao-luiz-do-paraitinga/)

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.