Trem-bala entre Rio e São Paulo é autorizado pelo Governo Federal

Uma boa notícia para quem viaja frequentemente entre as duas maiores cidades brasileiras é a de que foi autorizada a construção do trem-bala entre Rio e São Paulo.

O projeto, que foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, permite tanto a construção, quanto início da operação entre um trem de alta velocidade entre as duas maiores cidades; e tem um orçamento de cerca de R$50 bilhões previstos, sendo elaborado com recursos privados.

Trem-bala entre Rio e São Paulo (imagem: Canva)
Trem-bala entre Rio e São Paulo (imagem: Canva)

Trem-bala entre Rio e São Paulo

A ideia do trem-bala entre São Paulo e Rio já é bem antiga, vindo lá da Copa do Mundo de 2014 quando não saiu do papel. Contudo, esse novo projeto não tem relação com o anterior, e se trata de uma concessão do governo à empresa TAV Brasil, a qual pode construir e explorar a estrada de ferro entre as duas capitais por 99 anos.

Com uma velocidade de deslocamento de 350km/h, a ligação entre Rio e São Paulo seria feita em um total de 1h30min; e teria parada nas cidades de São José dos Campos e Volta Redonda. Embora o requerimento inicial teria sido para a construção de uma estrada de 380km, há expectativas de que essa extensão seja ainda maior.

E aí, será que dessa vez o trem-bala sai?

Trem entre Rio e São Paulo (imagem: Canva)
Trem entre Rio e São Paulo (imagem: Canva)

Veja também:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.