Parque Estadual do Biribiri MG repleto de belezas naturais

Parque Biribiri (Foto: //rosadaserra.blogspot.com.br/2013/05/parque-estadual-do-biribiri-diamantina.html)
Parque Biribiri (Foto: //rosadaserra.blogspot.com.br/2013/05/parque-estadual-do-biribiri-diamantina.html)

Parque Estadual do Biribiri MG, situado no complexo da Serra do Espinhaço; a aproximadamente 13 Km da cidade de Diamantina; foi criado em 1998 e é gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas, IEF.

O que fazer no Parque Estadual do Biribiri MG?

O Parque é cortado pelo Caminho dos Escravos; construído no século XVIII para escoar a produção de ouro de Mendanha, (atualmente um distrito de Diamantina) até a cidade de Diamantina.

O percurso inicia-se no  Mercado dos Tropeiros de Diamantina e tem aproximadamente 20 Km. Para realizar todo o percurso são, aproximadamente, 8 horas de caminhada com nível médio de dificuldade.

A vegetação típica do Parque é o Cerrado, mas, ocorrem também Matas de Galerias e Campos Rupestres.  No parque podem ser vistas 2 espécies de mamíferos em risco de extinção que são o lobo guará e a onça parda (sussuarana).

Para quem gosta de um mergulho, uma boa opção é a Cachoeira da Sentinela e a Cachoeira dos Cristais.

Vila de Biribiri

No Parque também se encontra a Vila de Biribiri, constituída por cerca de 30 moradias, 1 igreja e 1 clube (desativado).

Foi nessa área que funcionou a fábrica de tecidos; criada pelo Bispo Dom João Antônio dos Santos, em 1876, uma das primeiras comunidades fabris do estado.  Durante mais de 40 anos, o local ficou praticamente deserto e sua população não passava de 5 pessoas.

Atualmente, algumas reformas são executadas na vila.  A perspectiva é que o local abrigue um hotel com mais de 50 quartos;  e a velha fábrica deverá ser transformada em museu. A igreja e o clube também passarão por reformas.

Biribiri já foi palco de gravações de novelas, como Irmãos Coragem, e de filmes, como Xica da Silva (Cacá Diegues) e Filme Dança dos Bonecos (Helvécio Raton).

Dicas de Hotéis em Diamantina MG

A cidade histórica de Diamantina oferece boa estrutura hoteleira para seus visitantes aproveitarem da bela região mineira e curtirem suas belezas históricas de naturais.

Parque Estadual do Biribiri MG (Foto: //rosadaserra.blogspot.com.br/2013/05/parque-estadual-do-biribiri-diamantina.html)
Diamantina MG (Foto: //portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/32)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.