Descubra a beleza dos parques de Matinhos

Parques Matinhos (foto https://paranaportal.uol.com.br/)

Descubra a beleza dos parques de Matinhos, cidade paranaense repleta de belezas naturais e belas praias, que encanta seus visitantes.

Parques Matinhos

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange

Foi criado em 23 de maio de 2001, através da Lei nº 10.227, com objetivo de proteger a flora e a fauna da região paranaense, possui 25 mil hectares, tem como órgão gestor ICMBIO-Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ele abrange os municípios de Matinhos, Morretes, Guaratuba e Paranaguá.

Parque Nacional de Saint-Hilaire Lange (foto http://www.tribunasc.com/distincao/2019/06/02/parque-nacional-de-saint-hilaire-lange/)
Parque Nacional de Saint-Hilaire Lange (foto http://www.tribunasc.com/distincao/2019/06/02/parque-nacional-de-saint-hilaire-lange/)

Importância Ecológica

Além da importância ecológica e científica, ele possui grande potencial para desenvolvimento de atividades de ecoturismo e montanhismo, por causa dos rios cristalinos, saltos, cachoeiras, paredões e serras – o ponto mais alto está a 1480 metros acima do nível do mar. O local é rico em fauna e flora exuberantes, Mata Atlântica bem preservada, onde são encontradas espécies ameaçadas de extinção, a variação da altitude e o isolamento da serra formam o ambiente ideal para o surgimento de espécies únicas.

Como chegar

Ele é situado na rua das Palmeiras, 170 – Caiobá. Visitas ao Parque é necessário avisar a administração da
unidade. Informações Tel. (41) 3452-6340.

Parque Florestal Rio da Onça

Foi criado em 04 de junho de 1981, com objetivo de proteger a flora e a fauna, possui 1660 hectares, portal, trilhas interpretativas, pontes suspensas, centro de visitantes e mirante.

Parque Florestal Rio da Onça (foto https://www.sescpr.com.br/caioba/guia-turistico/atrativos-ecologicos/parque-florestal-rio-da-onca/)
Parque Florestal Rio da Onça (foto https://www.sescpr.com.br/caioba/guia-turistico/atrativos-ecologicos/parque-florestal-rio-da-onca/)

Ambientes onde são preservados caxetais, brejos graminosos e restingas cobertas por guanandis, maçarandubas, palmitos e tiriricas, habitados por preás, gatos do mato e gambás.

Visitas

Visitas para grupos acima de 10 (dez) pessoas é necessário o agendamento prévio. Informações com a SEMAM Tel: (41) 3452-2143.

Como chegar?

Localiza-se a 600 metros da praia, cujo acesso é pela PR 412, balneário Riviera II. Horário de visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.