Alfredo Chaves, símbolo do turismo de aventura no Espírito Santo

Uma das cidades capixabas ainda não tão desbravadas, mas repleta de atrações para seus visitantes é Alfredo Chaves, na região serrana do estado; conhecida também como a capital da aventura no Espírito Santo.

Considerada um dos melhores destinos para os amantes do turismo de aventura e do ecoturismo, a cidade se destaca por ser um point dos voos de asa-delta e de parapente; bem como pelas belíssimas cachoeiras e trilhas que existem por lá. Bora conhecer?

Alfredo Chaves (imagem: Reprodução/Prefeitura Municipal)

Como chegar?

Alfredo Chaves é um município capixaba situado a 84 km da capital, Vitória; de modo que ao pousar no Aeroporto Internacional de Vitória, é necessário cerca de 1h20min pela BR-101 para se chegar até a capital da aventura.

Já para quem vem de outras cidades serranas, como Venda Nova do Imigrante, basta pegar a rodovia ES-146 e BR-262 em um trajeto de cerca de 80 km. E para quem parte de Guarapari, o melhor trajeto se dá pela ES-146 e BR-101 em um percurso de 43 km.

Alfredo Chaves ES (imagem: Reprodução/Prefeitura Municipal)

O que fazer em Alfredo Chaves – ES?

  • Visitar a rampa de voo livre de Alfredo Chaves – um dos principais pontos turísticos da cidade é a rampa de voo livre, que é considerada uma das mais bonitas do Brasil; e que recebe atletas do mundo todo! Por lá, além de ser possível admirar a belíssima paisagem da região, é possível até mesmo agendar uma aula e fazer um voo com as empresas credenciadas da região. Esse ponto turístico se localiza na comunidade de Cachoeira Alta, que faz parte dos roteiros turísticos que são oferecidos na cidade.
  • Passear pela Estação Ferroviária de Matilde – Matilde faz parte de um dos roteiros turísticos de Alfredo Chaves e se caracteriza por ser um local bem agradável, e de importância histórica. Um bom exemplo disso é a Estação Ferroviária de lá, que foi construída ainda no século XX com o objetivo de conectar Vitória a Cachoeiro do Itapemirim. Para os amantes da história e da arquitetura, é um ponto que não pode ficar de fora do roteiro.
Estação Ferroviária de Matilde (imagem: Reprodução/Prefeitura Municipal)
  • Fazer um passeio de quadriciclo – outra atração que pode ser conferida na região de Matilde é o passeio de quadriciclo, que leva os visitantes a regiões belíssimas, com muita natureza ao redor, ideal para quem busca uma certa adrenalina, sem deixar a tranquilidade de lado.
  • Praticar rapel na Cachoeira Engenheiro Reeve – uma opção ideal para os mais aventureiros é a prática de rapel na cachoeira Engenheiro Reeve, também no circuito de Matilde. A queda, que tem uma altura de 45 metros, tem grande parte do trajeto sem que o atleta encoste os pés no paredão rochoso, sendo a corda o único apoio. Tem que ter coragem, viu? Mas a paisagem compensa toda a adrenalina de lá.
    Vale ressaltar que há instrutores para o auxílio dos visitantes nessa atividade.
Cachoeira de Matilde (imagem: Wikipedia)
  • Fazer uma boa trilha – uma outra atividade bastante comum na região são as trilhas, que podem ser realizadas preferencialmente nos distritos de São Roque de Maravilha e em Carolina. Estas, além de variarem um pouco no grau de dificuldade, também levam o visitante a diferentes cachoeiras (que não faltam na região de Alfredo Chaves).
    Um exemplo é a Cachoeira Iraceminha, que está a cerca de 30 km do centro da cidade, e cujo trajeto demanda uma trilha em meio à mata fechada. Mas não se preocupe! Ao chegar lá, o visitante pode tomar um banho refrescante e tirar todo o suor do percurso.
  • Degustar o vinho de jabuticaba – a família Pin, de São Roque de Maravilha, é produtora de produtos artesanais, como o tradicional vinho de jabuticaba, que faz sucesso por lá! E bem na beira da estrada, em direção a São Roque de Maravilha, há uma vendinha simples, mas com produtos deliciosos e que valem a parada.
Zona Rural de Alfredo Chaves (imagem: Reprodução/Prefeitura Municipal)

Dicas de hotéis em Alfredo Chaves – ES

1) Hotel Santa Terezinha

Embora bastante simples, o hotel Santa Terezinha é uma boa opção para quem está de passagem por lá. Além de oferecer estacionamento privativo e Wi-Fi gratuitos, o hotel também oferece café da manhã americano e várias comodidades ao hóspede.

Endereço: Av, R. Moacir Saudino, 111 – Sede, Alfredo Chaves – ES, 29240-000
Telefone: (27) 3269-1584

2) Pousada Recanto Iza

Situada um pouco mais afastada do centro, a Pousada Recanto Iza oferece conforto a seus hóspedes, com café da manhã e muita tranquilidade para que o turista desfrute ao máximo sua estadia por lá. Há também uma piscina e um bar para melhor atendimento dos hóspedes.

Endereço: São Roque de Maravilha – Zona Rural – Matilde, Alfredo Chaves – ES, 29240-000
Telefone: (27) 99927-0001

3) Pousada Fora do Ar

Outra opção de hospedagem é a Pousada Fora do Ar, que oferece quartos família e opções de quarto com varanda. Além do buffet de café da manhã, os quartos dispões em ar condicionado e outras amenidades para maior conforto dos hóspedes.

Endereço: Luiz, R. Antônio Claudio Gaigher – Cachoeira Alta, Alfredo Chaves – ES, 29240-000
Telefone: (27) 99981-6751

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.