Vitória, capital capixaba conhecida como Cidade Sol

Vitória, capital capixaba conhecida como Cidade Sol (fonte: https://br.pinterest.com/pin/320107486006580206/?lp=true)

Vitória é a capital capixaba, localizada a cerca de 58 km de Guarapari, a 114 km de Venda Nova do Imigrante e a 52 km de Domingos Martins. Situada no litoral do estado, Vitória possui 33 ilhas e uma porção continental, que foi apelidada de Cidade Sol; além de possuir praias paradisíacas, também conta com opções para todos os tipos de turistas, desde os mais aventureiros, até os que buscam fugir da rotina.

O que fazer em Vitória?

Vitória (fonte: http://descubraoespiritosanto.es.gov.br/pt/cidade/vitoria.html)
  • Parque Pedra da Cebola – implantado em 1997, o parque foi uma alternativa encontrada para a recuperação de áreas previamente exploradas pela mineração. Com uma área superior a 100 mil metros quadrados, o parque conta com jardim oriental, mirante, exemplares de Mata Atlântica e Mata da Restinga, além de vegetação rupestre. Possui espaço para crianças, lagos e campo de futebol para a diversão de todos. Endereço: R. Ana Viêira Mafra, s/n – Mata da Praia. Horário de funcionamento:segundas-feiras, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas e de terça a domingo, das 5 às 22 horas.
  • Palácio Anchieta – erguido em 1570 pelo Padre José de Anchieta, abrigou inicialmente o colégio São Tiago, e atualmente funciona como Palácio do Governo. Do lado de fora, já chama atenção pela sua arquitetura imponente; em seu interior, conta com uma galeria de ex governadores, com exposições de artigos indígenas, peças de cerâmica. Há também o túmulo de José de Anchieta, que conta com apenas alguns de seus ossos. Endereço:Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro. Horário de funcionamento: segunda a sexta, de 9h às 17h e aos fins de semana de 9h às 16h.
  • Praia Curva da Jurema – com 800 metros de extensão, é uma das praias mais bonitas de Vitória, que conta com boa infraestrutura para receber seus visitantes. Com águas calmas e transparentes, é o local ideal para a prática de caminhadas e para admirar a bela paisagem de lá.

    Parque Pedra da Cebola (fonte: https://www.flickr.com/photos/wpassamani/20234464454)
  • Parque Estadual da Fonte Grande –  ideal para os amantes da natureza, o parque é uma escapatória da agitação do litoral. Conta com vegetação preservada de Mata Atlântica, além de diversos animais, como répteis, invertebrados, e de mirantes naturais que permitem ao visitante admirar a paisagem da capital capixaba. Vale ressaltar que há diversas opções de passeios como a Caminhada Ecológica da Pedra dos Olhos e o Projeto Lua Cheia, os quais valem a pena ser conhecidos.
  • Museu Projeto TAMAR – localizado na Praça do Papa, o projeto TAMAR busca preservar diversas espécies de tartarugas marinhas, as quais podem ser observadas em grandes tanques existentes no local. A visita é guiada e permite ao visitante conhecer um pouco mais da incrível fauna litorânea do Brasil. Endereço: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 700, Enseada do Suá.
  • Praça dos Namorados – o local onde acontece a feirinha nos finais de tarde dos fins de semana situa-se ao redor da Praia do Canto. Conta com pista de Skate, parquinho, pista de patinação e diversas outras atividades para todas as idades. Não longe dali, também se encontram a Praça dos Desejos e a Praça da Ciência, outros dois locais que rendem belas fotos em Vitória.
  • Museu Solar Monjardim – o museu é uma casa em estilo colonial que retrata a vida no século XIX por meio de objetos e manifestações de arte que chamam a atenção do visitante. Endereço: Av. Paulino Muller, s/n – Jucutuquara. Horário de funcionamento: terça a sexta, de 9h às 12 e de 13h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados, de 13h às 17h. Fechado no Ano Novo, Carnaval e Natal.
  • Parque Natural Municipal Gruta da Onça – local ideal para quem busca fugir da cultura urbana, o parque Gruta da Onça recebe esse nome por ter uma onça pintada esculpida em pedra bem na entrada, sendo banhada por uma fonte límpida. Há opções de trilhas para os mais aventureiros, mas também há passeios mais calmos para os menos agitados. As trilhas têm graus de dificuldade, sendo que a mais longa delas é acompanhada por um
    Vitória, capital capixaba conhecida como Cidade Sol (fonte: https://br.pinterest.com/pin/320107486006580206/?lp=true)

    guia, e leva o visitante a um mirante de paisagem extraordinária. Endereço: Rua Barão de Monjardim – Centro.

  • Museu de Arte do Espírito Santo – inaugurado em 1995, o MAES abriga exposições nacionais e internacionais, além de uma biblioteca com mais de 3 mil livros. Vale a pena dar uma passada lá. Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro. Horário de funcionamento: terça a sexta, de 10h às 18h; sábado e domingo, de 10h às 17h.

Dicas de Hospedagem

Vitória possui diversas opções de hotéis, pousadas e hostels para atender a seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.