Apiúna e seus inúmeros encantos naturais

Apiúna (foto http://estadosantacatarina.blogspot.com.br/2016/04/apiuna.html)
Apiúna (foto http://estadosantacatarina.blogspot.com.br/2016/04/apiuna.html)
5 (100%) 2 votes

Apiúna foi colonizada a partir de 1878 por alemães, poloneses e italianos e possuía outros nomes; como Ribeirão do Bugre e Ribeirão Neisse antes de receber o seu atual nome no ano de 1944. Ela está localizada na região do Médio Vale do Itajaí, a pouco mais de 50 km de Blumenau.

Atrações em Apiúna

O turismo de aventura é o principal atrativo do município, sendo praticados esportes como rafting, canyoning, rapel e montanhismo; além de cicloturismo.

Apiúna (foto http://www.estacoesferroviarias.com.br/efsc/apiuna.htm)
Apiúna (foto http://www.estacoesferroviarias.com.br/efsc/apiuna.htm)

A região é repleta de belas cachoeiras tais como:

-Cachoeira da Anta Gorda, que fica a aproximadamente 28 km do centro do município, seguindo pela estrada Geral Subida. Possui acesso facilitado por trilhas, que levam ao topo e base da cachoeira, que possui águas muito frias.

Cachoeira das Andorinhas, que está a 35 km do centro do município, na localidade de São Jorge I. Possui uma belíssima piscina natural para banho. A trilha tem acesso facilitado e dura aproximadamente 10 minutos. Através dos ribeirões próximos é possível acessar outras cachoeiras.

Cachoeira do Baú, está localizada no interior do município; após percorrer 20 km por estrada de chão chega-se a localidade do Baú. Esse vale fica encravado nas montanhas, a 800 metros do nível do mar. Ao longo do caminho pode-se observar várias fazendas e sítios; além de uma paisagem que lembra as grandes chapadas do interior do Brasil. Ela possui 35 m de queda livre.

Cachoeira do Burrichó, está localizada na comunidade de São Jorge I e é indicada para os aventureiros extremos. Possui aproximadamente 2 km de caminhada, a maioria do tempo por dentro do córrego, subindo um longo caminho íngreme composto por muitas pedras.

Cachoeira do Engenho, com 18 m de queda livre.

Cachoeira do Salão, a aproximadamente 23 km da cidade, pode ser vista da Estrada Geral Grande Grande através de um mirante.

Cachoeira dos Três Dedos, que está situada no interior de Apiúna, com 45 metros de queda livre.

Outras atrações em Apiúna

Apiúna ( foto http://apiuna.sc.gov.br/turismo/)
Apiúna ( foto http://apiuna.sc.gov.br/turismo/)

-Maria Fumaça, cujo trajeto possui 2,8 km, com túnel de 68 mts, um viaduto de pedra com dois arcos em estilo românico com 12 m de altura; além de uma passagem superior também em estilo românico; para então adentrar a um profundo corte de 170 m de extensão.

A partir do Km 1,444 a ferrovia adentra um trecho de mata atlântica preservada até a entrada do pátio da Usina Hidrelétrica Salto Pilão; de onde os passageiros podem contemplar a paisagem do Rio Itajaí-Açú.  O término do passeio ocorre dentro do pátio da usina. Neste ponto ocorre uma palestra que trata da história da ferrovia e são dadas explicações relativas ao funcionamento da locomotiva a vapor e do funcionamento de uma ferrovia. O passeio tem a duração de 45 minutos, em média.

-Caverna São Jorge I, que está localizada ao lado da cachoeira Véu de Noiva, próxima a cachoeira das Andorinhas. Está a aproximadamente 35 km distante do centro da cidade, na localidade de São Jorge I, e é indicado o uso de um guia para encontrá-la, pois seu acesso é um pouco exige muita experiência de trilhas.

Hotéis

-Hotel Dois Bernardi,  situada na rua Quintina Bocaiúva, 346, telefone (47) 3353.1599

-Pousada Casa Nostra, situada no Posto Fiscal s/nº , telefone(47) 96501131

-Pousada Recantos dos Bugios, situada na Localidade São Jorge I – Ribeirão do Tigre, telefone Telefone: (47) 99934-1774

-Recanto da Família Pesque e Pague, Colhe e Pague, situada na Estrada Geral Margem Esquerda s/n – 6.8 km depois da ponte pêncil, Telefone: (47) 8894-0830

-Recanto Seu Chico, situada Rodovia BR 470, km 111 – Ribeirão Carvalho, Rodovia BR 470, km 111, Telefone: (47) 98864-0215.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*