O que fazer em Blumenau, bela cidade catarinense colonizada por alemães

Blumenau é uma cidade catarinense, situada no Vale do Itajaí, colonizada por alemães e que preserva as tradições germânicas. Ela está a pouco mais de trinta quilômetros de Pomerode.

A bela Blumenau oferece variadas opções de roteiros históricos que entretêm milhares de turistas que visitam o Médio Vale do Itajaí durante todo o ano.

O município também encanta por suas belezas naturais, seja através das trilhas ecológicas aos arredores da cidade ou pelo rio Itajaí-Açu, que corta toda a região.

Vila Germânica (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Como chegar em Blumenau?

A cidade é bem localizada, pois está próxima do Aeroporto de Navegantes – 50 km; Aeroporto de Joinville – 130 km e do Aeroporto de Florianópolis – 180 km.

De carro para quem vem do litoral pela BR-101, deve-se seguir à altura de Navegantes pela BR-470. Os visitantes que vêm do oeste devem seguir pela BR-282 até Campos Novos, onde continuam viagem pela BR-470. Para quem vem do norte deve seguir pela BR-101 até o trevo com a BR-280 em Guaramirim.

Rua das Palmeiras (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

O que fazer em Blumenau SC?

  • Realizar várias trilhas pela bela região catarinense;
  • Conhecer os belos parques municipais;
  • Visitar a Praça Hercílio Luz, na qual são encontrados monumentos em homenagem ao imigrantes; além de conhecer o Museu da Cerveja;
  • Biergarten, Jardim da Cerveja, que é um dos mais belos locais da cidade para saborear a bebida e apreciar a paisagem deslumbrante do Rio Itajaí-Açú;
  • Vila Itoupava, a 25 quilômetros do Centro, no caminho para Jaraguá do Sul, que abriga uma área privilegiada da cidade, onde são preservadas as características germânicas. O agroturismo de Blumenau oferece aos visitantes uma farta gastronomia com queijos, tortas, doces, licores, geleias, conservas, entre outros produtos artesanais encontrados na região;
Blumenau (foto: https://registrodemarca.arenamarcas.com.br/registro-de-marca-em-blumenau-sc/)
  • Parque Vila Germânica,  centro comercial que vende produtos típicos da cidade. O visitante poderá saborear os pratos tradicionais da região em um restaurante típico e no café colonial. Na vila está localizado um centro de eventos, que abriga congressos durante todo o ano. Situada na Rua Alberto Stein, 199 – Velha;
  • Cervejarias que são points dos amantes da bebida artesanal. Cervejaria Bierland, situada na rua Gustavo Zimmermann, 5361. Site www.bierland.com.br. Vale a pena conhecer a Cervejaria Eisenbahn, situada na rua Bahia, 5181, Salto Weissbach. Site www.eusebahn.br. 
  • Pontos históricos, igrejas e Museus que resgatam a história da bela região.

Os hotéis da cidade farão boas indicações de passeios e indicarão guias ou agências de turismo para facilitar a vida do viajante.

Museu Familia Colonial (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Dicas de Gastronomia

Nos restaurantes tradicionais de Blumenau será possível degustar os pratos típicos de  “marreco recheado”, “joelho de porco” e “chucrute” e uma grande variedade de salsichas; além de pratos acompanhados, por um bom chope ou uma cerveja artesanal. Existem várias alternativas de cervejarias locais de qualidade que produzem a bebida respeitando a tradicional “Lei de Pureza” alemã.

Dicas de Hotéis em Blumenau SC

A cidade de Blumenau oferece uma boa estrutura hoteleira para seus visitantes poderem aproveitar a bela região e curtir boas opções de passeios, além de curtir um boa cerveja artesanal.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.