Arcos, uma pequena e bela Cidade do Calcário

A bela cidade de Arcos se encontra na Zona do Alto São Francisco, a 170km da nascente principal do São Francisco; sendo que atualmente sua população está estimada em aproximadamente em 40 mil pessoas.

Ela também é conhecida como Cidade do Calcário, isso devido às grandes reservas de boa qualidade desse minério na região. Essa atividade gira boa parte da economia e emprega boa parte das pessoas no município. O calcário é muito usado na composição do cimento, para produção de aço e também no mundo agro para controle de acidez do solo.

Rastro de São Pedro - Arcos(link: https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/arcos/rastro-de-sao-pedro)
Rastro de São Pedro – Arcos (link: https://bit.ly/341KVcf)

Como chegar?

Existem duas rodovias principais que atravessam a cidade, a primeira é a BR-354 que passa em Iguatama, Arcos e vai em direção a Formiga; a segunda é a MG-170 que passa por Lagoa da Prata, Arcos e posteriormente Pains. Para quem deseja ir de avião, existe em Belo Horizonte o Aeroporto Internacional de Confins – Tancredo Neves, que está a 250 km de Arcos.

O que fazer em Arcos?

  • Visitar a Estação Ecológica de Corumbá – Mantida pelo IEF, órgão ambiental estadual, possui fauna típica da região sendo alguns representantes o lobo-guará, jaguatirica, tamanduá-bandeira; e uma caverna de pequenas dimensões. Ele se encontra na MG 170, Km 74.
  • Conhecer a Usina Velha – Antes havia uma usina que fornecia energia para a cidade, hoje é um local estruturado com quiosques, churrasqueiras, banheiros e até área de camping, e uma pequena que d’água em meio a natureza. É uma boa indicação para quem deseja lugares mais naturais. Localiza-se na Estrada Real, s/n – Zona Rural.
  • Contemplar o Rastro de São Pedro – O rochedo possui o rastro no formato de um pé esquerdo, sendo um local ótimo para escaladas e prática de esportes radicais.
  • Gruta Gazanga – Para os ecoturistas, esse é um destino que não pode faltar em meio a natureza, é um local que logo na entrada possui uma pintura rupestre da pré-história; também foi objeto de estudo do naturalista alemão Ludwig Von Eschewege.
  • Poço dos Espelhos – Esse lindo lugar em meio a mata, possui águas cristalinas sendo um ótimo local para a busca de si mesmo e descanso.
  • Poço das Aranhas – Com águas espelhadas também, é um lindo lugar para relaxar em meio a natureza, vale uma visita.
  • Cicloturismo – A cidade possui belas trilhas e asfalto para pedalar, de modo que é sede de um dos campeonatos mais famosos do Brasil, o Chaoyang Estrada Real e o Road Internacional Estrada Real.
Poço das Aranhas - Arcos ( link: https://bit.ly/3K6YE0R )
Poço das Aranhas – Arcos ( link: https://bit.ly/3K6YE0R )

Onde se hospedar?

Há algumas hospedagens mais comuns nas cidades, são elas:

  • Max Hotel – Rua Cap. José Apolinário, 645 / Telefone: (37) 3351-3379
  • Victor Plaza Hotel Arcos – Rua Cap. José Apolinário, 491 / Telefone: (37) 3351-5560
  • Ana Maria Apart Hotel – Rua Jarbas Ferreira Píres, 450 / Telefone: (37) 3351-3196

    Gruta Gazanga - Arcos ( link: https://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/arcos/natureza/gruta-da-cazanga)
    Gruta Gazanga – Arcos ( link: https://bit.ly/35fQ3KG )

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.