Parques de Belo Horizonte, a natureza em meio à cidade

Parques de Belo Horizonte, a natureza em meio à cidade (foto: https://www.soubh.com.br/noticias/variedades/projeto-eventos-parque-mangabeiras)

Os parques de Belo Horizonte provam de que a belíssima capital mineira abriga, além de muita cultura e história, atrações naturais para todos os gostos. Localizada no coração do estado, BH é uma cidade que conta com diversas opções de passeios, principalmente museus, parques, a bela Lagoa da Pampulha, e vários shoppings; mas que é fonte de acesso a diversas outras cidades que valem a pena ser visitadas, como Tiradentes, Ouro Preto e Ibitipoca.

Parque Municipal Américo Renné Giannetti (foto: https://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2013/12/20/parque-municipal-americo-rene-giannetti-em-belo-horizonte.htm)

Seus parques, além de serem um local para a prática de esportes dos belo horizontinos, são ótimos para aqueles viajantes que buscam um pouco de paz em meio à correria das grandes metrópoles. Com plantas nativas e exóticas, e uma bela e variada fauna, valem a visita por todas as idades. Confira um pouco sobre os parques de Belo Horizonte.

Parques de Belo Horizonte

  • Parque Municipal Américo Renné Giannetti – um dos parques mais conhecidos da cidade, fica localizado bem às margens da Feira Hippie da Avenida Afonso Pena. Construído em estilo inglês, é um dos maiores de BH e conta com várias árvores exóticas e nativas, com uma fauna variada e com um lago onde há barcos a remo. Ainda há pista de caminhada, locais para crianças e locais para realizar piqueniques. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 6h às 18h. Endereço: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro.
  • Parque das Mangabeiras – com mais de 2 milhões de metros quadrados, é a maior área verde da cidade e um dos melhores parques para se conhecer. Além de espaço para caminhadas, piqueniques e outras atividades de lazer, ainda conta com o Mirante das Mangabeiras, que permite que o visitante aprecie Belo Horizonte por um outro ângulo. Vale a pena conhecer. Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados, de 8h às 18h, sendo que a entrada é até às 17h. Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras.
  • Parque Ecológico Francisco Lins do Rêgo – conhecido como Parque Ecológico da Pampulha, localiza-se às margens da lagoa, e é onde se encontra o monumento Memorial à Imigração Japonesa. Setorizado em área pública, área de passeios monitorados e área de reserva florestal, é um ótimo local para ir com crianças e para assistir o mais belo por do Sol de BH. Horário de funcionamento: de terça a quinta, grupos agendados; de sexta a domingo, está aberto ao público. Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 6061.

    Parque das Águas (foto: Aline Emerick – https://www.flickr.com/photos/portalpbh)
  • Parque das Águas – esse parque faz parte do complexo da Serra do Rola-Moça, que abrange os municípios de Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. Com esse nome, fica fácil descobrir o porquê; e se deve principalmente ao fato de possuir muitas nascentes de rio no local. Abriga quadras poliesportivas, pistas de caminhada e locais para crianças. Vale a pena conhecer. Horário de funcionamento: todos os dias de 7h às 18h. Endereço: Avenida Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa.
  • Parque da Cidade Nova – um local bastante tranquilo, principalmente para ir com crianças, o Parque da Cidade Nova é caracterizado pela grande presença de árvores ornamentais e frutíferas. Em determinadas ocasiões, há apresentações no teatro de arena local; além disso, há brinquedos para as crianças. Horário de Funcionamento: terça a domingo, das 7h às 18h. Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1022 – Cidade Nova.
  • Parque Municipal Aggeo Pio Sobrinho – um parque integrante da Serra do Curral, esse parque tem cerca de 600 mil metros quadrados, e apresenta muitos exemplares da flora local, como o ingá e a embaúba. Além de possuir um vale, possui trilhas, pistas para caminhadas, brinquedos para as crianças e uma vasta gama de atividades para todas as idades. Vale a pena conhecer. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 6h ás 18h30. Endereço: Av. Prof. Mário Werneck, 2691 – Buritis.
  • Parque Guanabara – para aqueles que buscam um pouco de diversão, o Parque Guanabara é uma das melhores opções. Ao contrário dos parques já mencionados, esse parque é de diversão, e conta com vários brinquedos para os mais aventureiros e para os mais tranquilos. Há lanchonetes no local e restaurante. Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 3333 – Pampulha.

Hotéis em Belo Horizonte

A capital mineira dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.