Campo Alegre, capital catarinense da ovelha

A cidade de Campo Alegre, localizada no estado de Santa Catarina, é terra de muitas tradições e belezas. Com clima fresco na maior parte do ano, é um ambiente perfeito para turistas que desejam descansar e distrair um pouco da correria da cidade grande.

A cultura alemã e polonesa também tiveram grande influência nos hábitos e na cultura local. Por muito tempo o grande forte da região foi a agricultura sendo a erva-mate explorada grandemente. Froeliches Feld (Alemão) foi o nome dado a cidade devido aos belos campos verdes e que hoje possui grande potencial turístico.

Como chegar

A pequena região está localizada na fronteira com o Paraná. Sua principal via de acesso é a SC-418, que parte para a conhecida São Bento do Sul (sede da Schlachtfest) a Oeste, e para a grande Joinville a Sudeste (65km).

Para quem estiver partindo de regiões distantes, uma dica é seguir de voo até Joinville; no Aeroporto de Joinville (JOI), fretar um veículo privado até Campo Alegre, afinal a distância é curta e você pode aproveitar o passeio. Além disso, outra aeroporto próximo é o Aeroporto de Curitiba (CWB), estando a 94 km.

Campo Alegre (imagem: Prefeitura Municipal)

O que fazer?

  • Visitar Museu Municipal Bento Sylvio MunhozO casario rústico guarda um pouco da história de Campo Alegre. Para aqueles curiosos que gostam de ver objetos antigos, o museu abriga alguns pertences de longa data que podem provocar nostalgia e surpresa. Na frente do edifício está o letreiro da cidade onde os visitantes costumam tirar fotos.

Funcionamento: terças-feiras aos sábados de 10h às 13h e 14h às 17h.
Localização: Rua Ernesto Afonso Scheide.

  • Conhecer Cascata Paraíso – A bela cascata de águas frias está em meio a um ambiente natural tranquilizador, sendo indicado para práticas de yoga e meditação. Além dessas atividades, os paredões de 60m de altura são utilizados para escaladas verticais.
  • Voar de Balão – Para os aventureiros e pessoas que não sentem medo de altura esse é um passeio muito indicado, ainda mais para conseguir contemplar a beleza dessa região vista de cima. Ela pode ser realizada pela agência Travelum, bastando realizar agendamento.
Voo de balão em Campo Alegre (Travelum / Divulgação)
  • Participar do Festival da Ovelha – Uma das festividades que mais movimentam a região e alegram a população. São realizadas diversas atrações como shows nacionais, apresentações culturais, artesanato local, exposições agropecuários incluindo maquinário de alta tecnologia, esportes como ciclismo de rua, motocross e corrida de rua, além da famosa gastronomia sulista que encanta os turistas. Passam por lá aproximadamente 100 mil pessoas durante três dias de festa.

Data: Sempre próximo ao dia 18 de março, quando se comemora o aniversário de Campo Alegre.

Festival da Ovelha (retirado de: https://turismo.campoalegre.sc.gov.br/)
  • Festival de Inverno – Esse outro grande evento realizado também oferece várias atrações aos visitantes com shows e gastronomia diversificado. Vale a pena conhecer, e leve roupas de frio!

Data: Geralmente acontece nos três dias finais de Julho, vale a pena acompanhar o calendário e ficar por dentro.

  • Conhecer o Campos do Quiriri Os belos campos se encontram em atitudes superiores a 1300 metros, com o total de 30 picos em uma região de proteção ambiental. Com paisagens exuberantes, cavernas, trilhas e várias nascentes de águas cristalinas. Para se ter compreensão da beleza, em dias de céu limpo é possível visualizar Joinville e o oceano.
Campo do Quiriri (retirado de: https://turismo.campoalegre.sc.gov.br/)
  • Estrada Imperial Dona Francisca – A via é de grande importância para a história local, sendo construída ainda no período imperial e utilizada como via comercial para os imigrantes. Desde então, Campo Alegra se desenvolveu largamente. Muitos ciclistas realizam esse trajeto em meio as araucárias, podendo ser uma opção para os amantes do esporte.
  • Tirar uma foto no pórtico – O pórtico da cidade, no estilo alemão, é um ótimo local para se tirar fotos para deixar na lembrança.

    Pórtico de Campo Alegre (link: https://turismo.campoalegre.sc.gov.br/ )

 

Onde se hospedar

Sabemos que para realizar uma boa viagem é necessário um bom local para descansar. Veja locais bons para se hospedar em Campo Alegre:

Pousada Refúgio Monte Olimpo

Uma pousada feita em parceria com a natureza oferece ambientes relaxantes e sossegados para você descansar da melhor forma. Tomar um café da manhã em meio às araucárias e todo esse verde é prazeroso. Além de todo o conforto, há também um grande espaço de lazer por onde pode-se passear, que inclui a cachoeira do Monte Olimpo.

Localização: Estrada Avenquinha ao Salto, 3201.
WhatsApp: (47) 99964-7160.

Pousada Refúgio Monte Olimpo / Divulgação

Hotel Recanto Paraíso da Serra 

Por estar em meio a muita natureza e ofertar grandes espaços para lazer, o hotel se torna um ótima lugar de descanso. Isso acrescido ao fato de possuir acomodações muito boas (algumas com hidromassagem) que satisfazem as necessidades. Para descontração há atividades como  sala de jogos, passeio de pôneis e cavalos, piscina externa sauna, SPA e um local destinada a criação de animais domésticos e silvestres.

Localização: Estrada Rio Represo, s/nº (perto do autódromo de São Bento do Sul).
Telefone: (47) 3634-0142.

Hotel Recanto Paraíso da Serra / Divulgação

Casa do Lago

Um conjunto com quatro chalés muito aconchegantes em meio a muito verde e próxima a um lago proporciona sensação de muito conforto. É um destino muito visado entre casais em lua de mel ou que estejam a fim de esquentar a relação; e entre famílias, pois há opções de chalés com capacidade para até 8 pessoas.

Localização: Rua Seis, 240.
WhatsApp: (47) 99119-4811.

Casa do Lago / Divulgação

Campo Sampiero Villaggio Turistico

Aconchegante, confortável e sossegado são palavras que definem bem as acomodações do Campo Sampiero Villagio. É uma boa opção para quem deseja viajar com o casal para um bom descanso.

Localização: Rodovia 090, 4096.
WhatsApp: (47) 99199-8800.

Campo Alegre
Campo Sampiero Villaggio Turistico / Divulgação

Dicas de Gastronomia

Claro que você não pode deixar de experimentar da boa e característica culinária local. Confira abaixo algumas dicas de restaurantes na calma cidade:

Um restaurante requintado e repleto de detalhes oferece ótimas opções com pratos italianos e deliciosos vinhos. Caso procure um ótima experiência gastronômica em Campo Alegre, vá no La Buca di Barolo.

Localização: Estrada Dona Francisca, 1965.
Horário de Funcionamento: Sexta-feira e Sábado – Almoço: 11:30 ás 14h /  Jantar: 19h ás 23h
Domingo – Almoço: 11:30 ás 14h.

La Buca Di Barolo Restaurante / Divulgação

Lanchonete Cascata Paraiso

Em um lugarzinho muito aconchegante é servido diversas opções de pratos e bebidas. Uma boa opção para aquelas pessoas que desejam visitar a Cascata do Paraíso e comer em lugar próximo depois.

Localização: Rua da cascata, 102.
Horário de Funcionamento: Quarta-feira e Quinta-feira de 10h às 20h / Sexta-feira à Domingo de 10h às 22h30min.

Lanchonete Cascata Paraiso / Divulgação

Pinball Rock Bar

O ambiente retrô diversificado é ponto de encontro de amigos e familiares na cidade. Além disso, oferece bebidas e petiscos muito gostosos acompanhados de muita música.

Localização: Rua Benjamin Constant, 102.

Pinball Rock Bar / Divulgação

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.