Conservatória, a Capital Mundial da Seresta, que atrai milhares de visitantes

Conservatória, a Capital Mundial da Seresta, é um distrito da cidade de Valença, sendo excelente alternativa para quem curte a história, a música e o contato com a natureza.

A cidade propicia ao visitante o turismo histórico, cultural e o ecoturismo por sua bela região, que atrai milhares de visitantes anualmente. Ela oferece variados eventos ao longo do ano; além de excelente infraestrutura de hospedagem para seus visitantes.

Atrações em Conservatória

Ecoturismo

Cachoeira da Índia, o visitante poderá aproveitar o balneário municipal João Raposo, antes da estrada que leva a Valença.

Conservatória (foto https://www.conservatoriahotel.com.br)
Conservatória (foto https://www.conservatoriahotel.com.br)

Cachoeira São Fernando, localizada dentro da propriedade da empresa “Fazendas Reunidas Magmam”, é composta por dois pequenos saltos; seguidos de um bem mais alto com grande volume d’água e de duas praias.

Pico Cavalo Russo, situado na divisa dos distritos de Conservatória e Santa Isabel do Rio Preto, possui uma altura aproximada de 1.296 m. Oferece bela vista de todo o Vale do Rio Preto e da torre da Matriz de Santa Rita de Jacutinga, já em Minas Gerais.

Serra da Beleza, ponto turístico muito procurado, pois de seu cume, já se avista o Estado de Minas. O ponto mais alto é o pico do Piris com 1.300m e o pico do Cavalo Russo com 1.295 metros.

Atrações Históricas

Museu Sacro da Matriz de Santo Antônio, situado na Praça Getúlio Vargas, Centro – Conservatória – Valença. O acervo reúne peças sacras recolhidas e expostas de maneira organizada. O visitante poderá observar entre outras peças, castiçais de madeira do século XVIII e um estandarte do sagrado coração de Jesus, do século XIX, todo trabalhado em filigranas. Informações Turísticas: (24) 2438 1316 / 2438 1993. Horário de visitação: Sábado, das 8 h às 12 h e das 14 h às 16 h, no domingo, das 8 h às 12 h.

Fazendas de café que retratam a história da região e do ciclo cafeeiro do Brasil.

Conservatória (foto http://www.conservatoriacidadedaseresta.com)
Conservatória (foto http://www.conservatoriacidadedaseresta.com)

Locomotiva é um dos símbolos da história do lugar, situado na entrada na cidade. A antiga Maria Fumaça, da Rede Mineira de Viação, que puxava os vagões de passageiros e também o trem com a produção de café, está estacionada em frente à antiga Estação Ferroviária de Conservatória, atual rodoviária. A linha ferroviária e a estação, inauguradas por D. Pedro II em 21 de novembro de 1883. Pela ferrovia, o vilarejo se interligava com o Rio e Minas, partindo de Barra do Piraí e chegando até Baependi, após Santa Rita do Jacutinga, em Minas Gerais.

Igreja de Santo Antônio, inaugurada em 1868, a Igreja Matriz é uma construção de grande solidez,  que possui largas paredes de 1,6 m de espessura; com adornos em forma de abacaxi que servem de suporte aos lustres no corpo da igreja e na nave. A igreja é utilizada para celebração de cultos católicos e da Festa de Santo Antônio, em julho. Situada na Praça Getúlio Vargas.

Estação Ferroviária, está situada no centro de Conservatória, construída no século XIX, cujas obras foram iniciadas em 1880 e terminadas em 1883.

Hotéis em Conservatória

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.