Fazendas de Conservatória resgatam a história do ciclo do café

A cidade de Conservatória alem de suas belezas naturais, possui várias fazendas, construídas durante o ciclo do café, que retratam a história e costume do século XIX.

Fazendas de Conservatória

-Fazenda Florença, situada na Estrada Ipiabas, está próxima ao Sítio saudade e Fazendas Pedras Altas e São Luiz. Construída há aproximadamente 150 anos, na época áurea do café e restaurada em 1982, pertenceu à família Leite. Foi palco de algumas novelas da Globo, aberta a visitação com horário agendado por telefone” , preços com café simples,com café colonial ou com almoço – Informações: (24) 2438-0124 – 2438-1195.

Conservatória (foto http://www.conservatoriacidadedaseresta.com)
Conservatória (foto http://www.conservatoriacidadedaseresta.com)

-Fazenda Santa Clara, que tinha como atividade principal na época a reprodução de escravos. Foi palco do seriado Abolição e da novela Terra Nostra. Situada a 27 km de Conservatória. Informações Turísticas: (32) 3283-1018

-Fazenda São João da Prosperidade, dundada no século XIX, foi propriedade do fundador do povoado de São Benedito que deu origem a Barra do Piraí. Hoje é um recanto turístico, que mostra os tempos dos barões do café. Está aberta à visitação. Tel. 24 442-3194 / 9967-0333. Situada entre Barra do Piraí e Ipiabas.

-Fazenda São Paulo, de 800 alqueires construída no século XIX, com um conjunto de edificações, dentre elas, casa-sede, engenhos e armazém. Atualmente é voltada para a produção de café tipo exportação e pecuária. Está a 15,4 km do centro de Conservatória – Coronel Cardoso. Telefone (32) 2283-1293. Visitação somente externa ou com autorização prévia da administração da fazenda.

Fazenda São Paulo (foto http://www.turismovaledocafe.com)
Fazenda São Paulo (foto http://www.turismovaledocafe.com)

-Fazenda Taquara, cujo nome vem da abundância de um bambu fino, encontrado na propriedade. Hoje é propriedade de João Carlos Tadeu Botelho Pereira Streva, descendente de 5ª geração do comendador João Pereira da Silva. Ainda possui centro de produção de café, granja de frangos e suínos. Recebe visitantes com reserva prévia, oferecendo café colonial e tem festas em determinadas épocas do ano. Situada na Estrada Barra do Piraí / Valença s/n, km 44,5. Tel. (24) 24433104 e ZAP (24) 99919-8567.

-Fazenda Veneza, situada num vale, ao longo da estrada Veneza, cuja construção é datada do século XIX. A fazenda é residência da proprietária nos finais de semana, possui gado de corte, plantio de café e reflorestamento; além de um mini zoo. Pode ser visitada externamente, somente com autorização.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.