Cuiabá, a cidade localizada no centro da América do Sul

Cuiabá, a cidade localizada no centro da América do Sul (foto: https://baixadacuiabana.com.br/cuiaba-busca-implantar-smart-cities-para-dar-maior-eficiencia-na-prestacao-de-servicos/)

Cuiabá é a capital do estado do Mato Grosso, está situada bem no centro da América do Sul, a 56 km do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Com pouco mais de meio milhão de habitantes, a cidade é bem conhecida pelos mato-grossenses, mas ainda muito pouco explorada pela maioria dos brasileiros.

Cuiabá MT (foto: https://www.sonoticias.com.br/economia/cuiaba-volta-a-gerar-mais-empregos-com-carteiras-assinadas/)

Influenciada por diversas culturas, desde imigrante até indígenas, Cuiabá é uma cidade extremamente diversa, que conta com muitos museus, parques, opções de lazer, boa gastronomia e agitada vida noturna. Mas a capital do Mato Grosso também é bastante procurada por ser uma das portas até o Pantanal Mato-Grossense, outra belíssima atração do estado.

O que fazer em Cuiabá?

  • Centro Geodésico da América do Sul – Cuiabá é o centro da América do Sul, ou seja, as distâncias da cidade aos extremos nas direções sul, norte, leste e oeste são equivalentes. Desse modo, há um monumento que marca exatamente esse ponto e que é ideal para pessoas que buscam pontos no globo terrestre, como o Marco Zero em Macapá.
  • Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho e Museu de Arte Sacra – considerada por muitos como a igreja mais bonita de Cuiabá, conta a história que foi inspirada na Catedral de Notre Dame, na França, e tem uma arquitetura muito imponente. Localizado no mesmo edifício, o Museu de Arte Sacra de Cuiabá conta um pouco da história da cidade e da evolução da religiosidade no local. Endereço: Praça do Seminário – Dom Aquino.

    Casa do Artesão (foto: https://www.interativapantanal.com.br/especiais/especiais_detalhes.asp?id=958&tags=Cuiab%C3%A1—Atrativos)
  • Parque Mãe Bonifácia – um dos locais mais visitados da capital, é uma área verde em meio à urbanização. Com trilhas, parque para crianças, mirante que possibilita uma vista bem bonita da cidade, é o local ideal para quem busca um pouco de ar puro. Vale a pena conhecer. Endereço: Av. Miguel Sutil, S/N – Duque de Caxias.
  • Casa do Artesão – um dos melhores locais para conhecer a cultura da região, a Casa do Artesão possui diversas opções de artesanatos, doces típicos e artefatos decorativos. Além disso, o visitante pode tomar um delicioso café por lá e admirar as exposições itinerantes que ocorrem no espaço. Endereço: Rua 13 de Junho – Centro Sul.
  • Museu do Morro da Caixa d’Água Velha – localizado num espaço que inicialmente funcionava como uma caixa d’água, o museu é um excelente local para ser visitado. Por ser bem diferente dos museus convencionais, torna-se bastante atrativo e, por meio das fotografias, consegue contar a história da capital mato-grossense. Vale a pena conferir. Endereço: R. Nossa Sra. de Santana, 1-105 – Centro Sul.
  • Aquário Municipal – ideal para os amantes da ictiofauna e para crianças, o aquário de Cuiabá conta com 50 espécies da região do Alto Paraguai e cerca de 260 outras espécies nas redondezas da cidade. Foi recentemente reformado e revitalizado, e vale a pena ser conhecido. Endereço: R. Barão de Melgaço, 1730 – Porto.
  • Igreja do Rosário e São Benedito – local de nascimento da cidade, a bela igreja é exemplo da arquitetura barroca, bastante comum em Ouro Preto, e é o local que sedia a festa de São Benedito, que chega a durar um mês, sendo a festa mais duradoura do estado. Endereço: Praça do Rosário, 01 – Baú.

    Museu do Morro da Caixa d’Água (foto: https://www.deville.com.br/blog/destinos/museu-do-morro-da-caixa-dagua-velha/)
  • Parque das Águas – um dos cartões postais da cidade, o Parque das Águas é um dos mais belos espaços de Cuiabá. Com pista para caminhadas, ciclovias, cascatas, Túnel de Água, Splash Zone e uma belíssima lagoa, é o local ideal para apreciar o pôr do sol na capital mato-grossense. Além disso, todas as noites há o espetáculo do balé das águas que encanta tanto crianças, quanto adultos. Vale ressaltar também que há opções gastronômicas para quem gosta de conhecer a comida local, repleta de pequi, mandioca e diversos sabores. Endereço: Av. Hermina Torquarto da Silva – Centro Político Administrativo.
  • Museu de História Natural Casa Dom Aquino – a casa construída em estilo colonial em 1842, voltada para as margens do rio Cuiabá possui diversos fósseis de animais da região, além de diversos objetos produzidos pelo homem desde a pré-história. É um local que vale a pena ser visitado. Endereço: Av. Manoel José de Arruda, 2000 – Jardim Europa.

Hotéis em Cuiabá

A cidade dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.