Cunha Porã – cidade do circuito de cicloturismo do velho oeste

Localizada no extremo oeste de Santa Catarina e a 570m de altitude, Cunha Porã é mais uma daquelas cidadezinhas em que o tempo passa mais devagar e quase todo mundo se conhece. Colonizada basicamente por alemães e italianos, como a maior parte das cidades do sul do Brasil, em Cunha Porã as famílias buscam manter as raízes de origem, de modo a preservar as tradições de uma geração para outra.

A cidade, com cerca de 10 mil habitantes é margeada pela rodovia BR-158 e está a aproximadamente 620 Km de Florianópolis e a cerca de 90 Km a oeste de Chapecó, onde há aeroporto com voos regulares.

Cunha Porã (imagem: Prefeitura Municipal)
Cunha Porã (imagem: Prefeitura Municipal)

O que fazer em Cunha Porã?

Cunha Porã não é uma cidade com muitos atrativos turísticos. Contudo, com a criação do Circuito de Cicloturismo do Velho Oeste, a cidade passou a ser o ponto de partida para este circuito que tem um total de 300 Km e passa por 16 municípios do estado de Santa Catarina. São 6 dias de pedal, passando por diversos lugares, muitos deles bucólicos e com atividades para todos os gostos.

Em um espaço montado no quartel da Polícia Militar de Cunha Porã há um horto medicinal com plantas que podem auxiliar na pedalada e no pós-pedalada – como ginseng, alecrim, lavanda e erva baleeira – e também um espaço para relaxamento, meditação, da dança circular e do yoga.

Cunha Porã (imagem: Prefeitura Municipal)
Cunha Porã (imagem: Prefeitura Municipal)

Outras atividades para se fazer por lá:

  • Visita à Casa de Cultura em cujo interior existe em pleno funcionamento a Biblioteca Municipal, o Centro de Memória (museu) e a  Fundação Cultural de Cunha Porã.
  • Visita e banho às cachoeiras do Salto do Pindó, salto do Ledir e salto do gato preto.

 

Salto do Pindó – Cunha Porã
  • Visita à cervejaria Öluns. O local fica aberto de segunda a sábado sem fechar ao meio dia, servindo almoço a la carte. À noite o restaurante funciona de quarta-feira a sábado. Visitações de grupos guiados são feitas com agendamento.  Junto ao restaurante há uma loja de fábrica que comercializa chope em pet, cervejas em garrafas, souvenirs, além do barril de chope para delivery na cidade e região. Aos domingos a cervejaria é fechada.
  • Visita à gruta Nossa Senhora de Lourdes, um amplo espaço para acampar, relaxar e meditar.
  • Visita ao Mirante das Antenas –>  Localizado na Linha Santo Antônio, com fácil acesso, é um lugar de onde se tem uma visão panorâmica da região. É comum as pessoas irem de bicicleta até o local só para ver o por do sol. E para os mais aventureiros, o Morro das Antenas também serve de base para o salto de parapente – muita adrenalina!
Casa da Cultura (imagem: Prefeitura de Cunha Porã)
Casa da Cultura (imagem: Prefeitura de Cunha Porã)

Hotéis em Cunha Porã:

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.