Ibitipoca, símbolo do ecoturismo no estado de Minas Gerais

Ibitipoca, símbolo do ecoturismo no estado de Minas Gerais (foto: https://www.zinecultural.com/blog/eventos-em-ibitipoca)

Conceição do Ibitipoca é um distrito da cidade de Lima Duarte, situado a cerca de 90 km de Juiz de Fora e a aproximadamente 140 km de São João del Rei. O distrito conta com uma população bem pequena, em torno de 1000 habitantes, mas é extremamente procurado por turistas que buscam fugir das grandes cidades, e pelos amantes do ecoturismo. Isso porque o distrito abriga o Parque Nacional do Ibitipoca, que significa “pedra que estala”, e localiza-se a 3 km do centro do vilarejo.

Janela do Céu (foto: https://adoispassos.com/trilha-da-janela-do-ceu-ibitipoca/)

Como se trata de um vilarejo, o turismo do local é baseado no Parque, de modo que não há muito o que fazer no distrito em si. Desse modo, resta ao visitante apreciar a belíssima vegetação que circunda Ibitipoca, além de aproveitar os restaurantes que servem a deliciosa comida mineira, e descansar da rotina.

O que fazer em Ibitipoca?

  • Trilhas – a principal coisa que o turista deve estar preparado para fazer em Ibitipoca, com certeza são as trilhas. E são várias. Cada uma mais linda que a outra, o que faz valer a pena o tempo de caminhada. É importante que o visitante leve água, alimentos, protetor solar, calçados confortáveis, e roupas flexíveis.
  • Roteiro Janela do Céu – o roteiro mais famoso do parque com certeza é a Janela do Céu. Isso porque a paisagem é de tirar o fôlego, uma vez que o visitante, ao chegar na janela, depara-se com a borda infinita da cachoeira, e não há preço que pague. O percurso de 16 km ida e volta ainda reserva diversas outras atrações, como o Rio Vermelho, a Cachoeirinha, o Pico do Ibitipoca…

    Circuito das Águas (foto: https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2013/10/os-encantos-dos-tres-circuitos-do-bparque-estadual-ibitipoca-em-minasb.html)
  • Roteiro Pico do Pião –  com 11 km de extensão ida e volta, é outro roteiro que vale a pena ser feito. Como o próprio nome sugere, o final dele, o turista chega ao Pico do Pião, e tem uma vista incrível dos belos morros da Zona da Mata mineira, além de ter contato com a bela fauna e flora locais. É um circuito de maior dificuldade, uma vez que há uma subida bem íngreme no final, que leva o turista às ruínas de uma capela que havia no local, além da Gruta do Pião e outras atrações.
  • Circuito das Águas – um dos mais belos circuitos e mais curtos, é o das Águas, com 5 km de extensão. Ele passa por diversos pontos lindos do Parque, como o Lago dos Espelhos, o Lago Negro, que realmente tem uma coloração mais escura, a Cachoeira dos Macacos… é importante que o visitante leve, além de roupas de caminhada, repelente, protetor solar afins, roupas de banho para poder aproveitar melhor o passeio.
  • Vila dos Moreiras – situada a 12 km de Ibitipoca, a Vila é procurada principalmente por sediar a parte baixa da Janela do Céu, rendendo uma bela paisagem e belas fotos aos turistas.

Guia de sobrevivência de Ibitipoca

Algumas ações são importantes para que o visitante aproveite bem sua estadia no distrito:

  1. Não há postos de gasolina no distrito – o posto mais perto fica localizado em Lima Duarte, a 26 km da vila. Desse modo, tenha certeza de que o tanque possui combustível suficiente.

    Ibitipoca (foto: https://viajeibonito.com.br/cicuito-das-aguas-ibitipoca/)
  2. Leve dinheiro em espécie – muitos locais do vilarejo só aceitam dinheiro, nada de cartão, transferência bancária… Sendo assim, leve boa quantia em espécie, principalmente para pagar restaurantes, estacionamento do parque, área de camping, ingresso e as lembrancinhas de lá.
  3. Leve água – como as trilhas possuem uma extensão significativa e são realizadas em meio à natureza, não há locais de venda durante a caminhada, o que faz com que seja necessário cada um levar no mínimo 2 litros de água para manter-se bem hidratado.
  4. Faça um check list – todas as trilhas são feitas em  meio à natureza e são bem grandinhas; certifique-se que está utilizando roupas confortáveis, calçados próprios para essas atividades, repelentes, protetor solar, chapéu, óculos de sol, roupa de banho, água, lanches fáceis, e claro, uma câmera ou celular para tirar belas fotos.
  5. Cuide da natureza –  lembre-se que você também faz parte da natureza, e que para que outros possam usufruir do que você pôde ver, ela deve ser mantida preservada. Desse modo, guarde seu lixo até chegar em local para descarte correto, não polua o parque, não danifique fauna e flora, e aproveite a visita!

Hospedagem em Ibitipoca

A vila possui boa infraestrutura de hotéis, pousadas e casas de aluguel para atender aos turistas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.