Câmera dupla: 5 dicas para fotografar como um profissional

Sabe aquela foto perfeita que foi clicada com um smartphone? Provavelmente ela foi tirada a partir de uma câmera dupla. Sim, as duas lentes que fazem parte dos modelos mais recentes de smartphones são capazes de tirar fotos profissionais. Mas não pense você que é só mirar, clicar e postar no seu instagram ilimitado, alguns ajustes devem ser feitos para que as duas câmeras funcionem em conjunto.

Basicamente, a câmera dupla são duas lentes com definições diferentes. Uma com mais megapixels que oferece melhor qualidade da imagem e a outra com menos megapixels. Essa configuração trabalha como a visão humana e oferece um efeito com maior profundidade e oferece uma gama de possibilidades para fazer fotos e vídeos em alta qualidade.

Para manusear a câmera dupla de forma a aproveitar todas suas funções é preciso primeiro saber quais tipos de lentes estão instalados no smartphone. Isso porque as lentes variam de aparelho para aparelho. Os celulares top de linha, por exemplo, são os mais ousados. Alguns modelos vêm com uma teleobjetiva e outra grande angular, como é o caso do Galaxy 8 e do Zenfone 5.

Celular chinês

Uma das muitas possibilidades da câmera dupla é o efeito bokeh, mais conhecido como Modo Retrato que desfoca o fundo e garante retratos profissionais. O recurso passou a ser usado em selfies e se tornou o queridinho dos consumidores. Com a evolução dos aparelhos, até a câmera frontal passou a ser dupla em alguns smartphones.

Apesar da câmera dupla existir há 10 anos no mercado, só ganhou destaque em 2016 com o lançamento do Iphone 7. Hoje em dia já é possível achar celulares com até 6 câmeras, mas neste post vamos focar na popular câmera dupla e como você pode usá-la a seu favor.

5 dicas para fotografar com câmera dupla

Modo retrato

O modo retrato, também conhecido como bokeh, é um dos efeitos mais usados pelos consumidores, até porque os smartphones com câmera dupla mais populares utilizam as lentes de profundidade. Enquanto uma foca no objeto a ser destacado na foto, a outra desfoca o restante da cena.

Essa função é perfeita para tirar selfies e retratos profissionais. Além de ser um ótimo efeito para realçar o que você deseja. Alguns smartphones já oferecem essa função também na câmera frontal.

Foco seletivo

O legal desse recurso é que substitui aplicativos para editar fotos justamente porque o foco seletivo funciona como uma edição de imagem. Pode ser usado para aumentar ou diminuir o desfoque quando a foto é tirada em modo retrato.

Sensor monocromático

O sensor monocromático é usado para tirar fotos em preto e branco com mais qualidade e luminosidade. O recurso não possui o filtro RGB, responsável por dar cor à fotografia. Se antes tirava-se uma foto colorida para só depois transformá-la em preto e branco com algum aplicativo, agora a própria câmera dupla faz esse trabalho.

Lente Grande Angular

Se no seu caso o smartphone possui câmera dupla grande angular, saiba que você não precisa mais juntar as pessoas para que caibam na foto. A grande angular tem um amplo enquadramento.

Ela deixa os objetos menores e amplia o ângulo de captura da câmera, possibilitando a inclusão de mais objetos ou pessoas em uma mesma fotografia. É ideal para fotos de paisagens e famílias. Outra maneira de usar a lente grande angular é no Modo Retrato.

Lente Teleobjetiva

Ao contrário da grande angular, a teleobjetiva serve para capturar os detalhes. Isso tudo por conta do zoom óptico que, diferente do digital, não tira a qualidade da foto quando usado. Com este recurso o fotógrafo consegue tirar uma foto mesmo que não esteja próximo ao objeto. O zoom óptico pode até encarecer o aparelho, mas é um ótimo efeito para quem curte tirar todos os tipos de fotos.

Quando trabalhada em conjunto com a câmera primária, é possível usar a teleobjetiva no modo retrato e os resultados são fantásticos. A lente atua como sensor de profundidade, ajusta o que deve ser destacado e o que deve ser desfocado. O fotógrafo ainda pode fazer outros ajustes antes da captura.

Estas são as funções que podem ser encontradas em um smartphone com câmera dupla. Saber quais são suas necessidades possibilitam uma escolha que possui o melhor conjunto de câmeras.

Gostou do nosso conteúdo? Escreva nos comentários e compartilhe com os amigos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.