Joaquim Felício MG, local de belezas naturais na região norte mineira

Joaquim Felício MG , que possui pouco mais de 4 mil habitantes, está  localizada no norte de Minas Gerais, a aproximadamente 294 Km da capital mineira, Belo Horizonte, via BR-135; e a 136 Km de Montes Claros, a principal cidade do Norte de Minas onde, inclusive, há aeroporto com voos regulares.

Joaquim Felício MG (Foto: //www.portal135.com.br/cidade/joaquim-felicio/pontos-turisticos)

Origens de Joaquim Felício MG

A cidade surgiu a partir de uma fazenda, localizada às margens do rio Embaiassaia. Formou-se, então um arraial (Arraial Taboa) e com a chegada da Estação Ferroviária, em 1919,  o pequeno arraial foi se transformando até se tornar cidade.  O nome da cidade é em homenagem a Joaquim Felício dos Santos, fundador do cartório da cidade.

Dicas de passeios em Joaquim Felício MG

Joaquim Felício vem se destacando e aparecendo em várias mídias; como um dos locais mais frequentados por turistas de toda região, e até da capital, com o objetivo de lazer.

O município é emoldurado pelo Parque Estadual da Serra do Cabral; suas belezas naturais com muitas cachoeiras, juntamente com a hospitalidade do povo, vem conquistando cada vez mais turistas à procura de um lugar aprazível, onde possa expurgar

Joaquim Felício MG (//www.citybrazil.com.br/mg/joaquimfelicio/galeriafotos.php?imagem=2696)

o estresse do dia a dia e purificar a alma.

Ao chegar na cidade, vale uma visita à Capela de Nossa Senhora de Fátima, de 1943 e à Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, de 1996. Afinal, a religiosidade é uma característica marcante do povo mineiro. E já que o assunto é religiosidade, em um mirante de fácil acesso, encontra-se o Cristo, de braços abertos, abençoando todos que por lá se encontram.  O acesso ao Mirante do Cristo é pela rua do Cruzeiro.

Como não poderia faltar, uma pequena praça no centrinho da cidade é ponto de encontro dos habitantes; principalmente dos mais velhos, para uma bela prosa.

Parque Estadual da Serra do Cabral

O Parque Estadual da Serra do Cabral ainda não está aberto à visitação pública (isso deverá ocorrer a partir de 2017). Em seus domínios a flora é abundante, com destaque para uma espécie de sempre-viva endêmica, isto é, só encontrada no Parque.

Há pelo menos 6 sítios arqueológicos com pinturas rupestres datadas de mais de 1500 anos.  Uma outra riqueza do Parque é o elevado número de nascentes; pelo menos, cinquenta. Percebe-se, aí, a necessidade de um planejamento bem elaborado para que o local possa ser aberto à visitação. O valor arqueológico, hidrológico e biológico do Parque é imensurável.

Cachoeira do Boqueirão

A grande atração de Joaquim Felício, principalmente, no verão é a bela Cachoeira do Boqueirão, localizada a somente 8

Joaquim Felício MG (//minasempauta2.wordpress.com/2011/01/14/parque-estadual-serra-do-cabral-recebe-exposicoes-arqueologicas/)

00m do centro da cidade. São 100 m de queda d’água e piscinas naturais, com água gelada, para aquele banho refrescante. Nos fins de semana, principalmente, junto a feriados prolongados, o local fica muito disputado.

Para quem gosta de aventuras, Joaquim Felício está na rota de trilhas para motoqueiros. Uma das trilhas liga Joaquim Felício à histórica Diamantina.

Dicas de Hotéis em Joaquim Felício MG

A cidade possui apenas uma pousada – Pousada JR – localizada na Avenida Alberto Phostumo Colen, 200 – Telefone: (38)99837-7484

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.