Mariana MG, fundada no final do século XVII, é uma das mais importantes cidades do Circuito do Ouro e foi a primeira vila do estado de Minas Gerais.
Como Chegar em Mariana MG
A cidade de Mariana está situada na vertente sul da Serra do Espinhaço; na Zona Metalúrgica do estado de Minas gerais, conhecida como Quadrilátero Ferrífero, a 697 metros de altitude.
Ela faz divisa com os municípios de Ouro Preto, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Acaiaca, Piranga, Catas Altas e Alvinópolis; além de possuir 9 distritos e 22 subdistritos; distribuídos em uma área de 1.199,37 km.
O que fazer em Mariana MG?
A cidade histórica possui arquitetura barroca, que atrai milhares de visitantes anualmente, além oferecer outros entretenimentos tais como:
–Cachoeira para um banho refrescante;
–Mina da Passagem, a aproximadamente 5 km do centro da cidade, é uma das poucas minas abertas à visitação, que possui aproximadamente 315 metros de extensão;
–Rodovia dos Inconfidentes, que oferece vários roteiros de passeios, em vários distritos, nos quais os visitantes poderão apreciar as belezas naturais e históricas da bela região mineira;
–Circuito do Ouro, que possui um dos mais belos conjuntos de construções barrocas, que são muito visitadas anual
mente;
–Estação de Mariana, conhecida também por Estação Parque, é um complexo cultural composto pela Praça Lúdico-Musical, pela Biblioteca da Estação, pelo Espaço Museográfico e por vagões fixos localizados nos arredores do prédio. O prédio é ponto de embarque para viagens turísticas entre Mariana e Ouro Preto operada pelo Trem da Vale. Funcionamento de terça-feira a domingo e feriados nacionais, das 9h às 17h. Telefones (31) 3558-3104; (31) 3557-3844. Embarques sextas e sábados, das 13h às 16h e domingos às 14
h30.
–Atelier e Casa dos Artistas “Mestre Ataíde” é um espaço para visitas, exposições, confecções de obras; além de sua comercialização. Situado na Rua Direita nº 99; Centro Mariana – Sede (SEDE), funciona das 9 h às 18 h.
–Memorial do Tropeiro Antônio Pedro Eleutério, situado no distrito de Cachoeira do Brumado foi idealizado pelo neto de um tropeiro, Mário Ramos Eleutério. O espaço conta a história daqueles homens que foram responsáveis pela integração econômica e cultural entre muitas regiões distantes. O local que abriga o Memorial foi construído em pau a pique; além de possuir diversas peças que retratam os usos e costumes de época. Situado na Rua Tombadouro Cachoeira do Brumado, telefone 31 3556-1154;
A cidade oferece ainda várias praças, vielas, ruas, pontes, fontes; além de chafarizes que despertam a atenção de curiosos, que os visitam para apreciar sua arquitetura e ouvir um pouco de sua história.
Dicas de Hotéis Mariana MG
A cidade oferece uma boa diversidade de hotéis para seus visitantes, que poderão escolher sua melhor estadia para aproveitar dos encantos naturais e históricos da região.
Nossa adorei o artigo muito informativo parabens
Eu adoro essa cidade já visitei e pretendo voltar!