Miguel Pereira, cidade para os amantes da história e do ecoturismo

Miguel Pereira (fonte: http://www.portalvaledocafe.com.br)
5 (100%) 1 vote

Miguel Pereira é uma cidade que, assim como as outras pertencentes ao Vale do Café, tem sua origem nos tempos áureos do cultivo de tal especiaria, uma vez que começou a ser ocupada por tropeiros na abertura de estradas na Serra do Tinguá e no Vale do Paraíba.

Caracterizada pelo clima ameno, por se situar a 618 metros acima do nível do mar, é cercada por montanhas, cachoeiras, rios e colinas, o que favorece a prática do ecoturismo na região.

Pórtico Abraham Medina (fonte: http://www.portalvaledocafe.com.br)

O que fazer em Miguel Pereira?

Pórtico Abraham Medina – busca homenagear o empresário brasileiro que patrocinava diversos programas de rádio de de televisão, e que tanto contribuiu para o crescimento da cidade. Localização: Estrada Miguel Pereira, 60 – Pantanal.

Viaduto Ferroviário Dr. Paulo de Frontin – por estar atualmente desativado, é possível caminhar sobre ele e apreciar as belas montanhas da região. Chama atenção devido ao fato de ter sido construído em curva sobre um rio e servir de passagem para o transporte ferroviário, o que é algo inusitado para a engenharia da época. Localização: Vera Cruz.

Museu Francisco Alves – homenageia o Rei da Voz, e permite ao público conhecer um pouco de seu antigo acervo de instrumentos e de outros objetos. Localização: Castelinho do Jardim Municipal Francisco Marinho Andreiolo – Centro.

Museu do Trem – busca resgatar a época em que transitavam trens pela cidade por meio de fotos e antigos objetos do período. Localização: Antiga estação ferroviária – Distrito de Governador Portela.

Rio Santana (fonte: http://www.portalvaledocafe.com.br)

Lago do Javary – o lugar é um dos cartões postais da cidade, sendo uma boa opção para a prática de exercícios, além de proporcionar passeios e a contemplação das belíssimas paisagens de Miguel Pereira. Localização – entre o Distrito de Governador Portela e o centro de Miguel Pereira.

Lagoa das Lontras – lugar propício para a observação da paisagem da cidade; localiza-se a cerca de 400 metros de altitude. Localização: Pico da Serra do Tinguá.

Rio Santana – é uma atração da cidade por formar, ao longo de seu curso, piscinas naturais e prainhas ideais para famílias e grupos pequenos. Os pontos mais procurados estão entre a Usina e Vera Cruz.

Cachoeiras do Roncador e Santa Branca – com uma queda de cinco metros de altura, a cachoeira do Roncador forma uma piscina natural de beleza exuberante. Já a de Santa Branca é um conjunto de várias quedas d’água que, assim como a primeira, formam excelentes piscinas naturais para os amantes do ecoturismo.

Caminho do Imperador – tem esse nome devido ao fato de Dom Pedro II ter atravessado tal caminho cavalgando diversas vezes; é um adentramento à Mata Atlântica que circunda Miguel Pereira, sendo ideal para a prática de caminhadas, trilhas de bicicletas e até mesmo cavalgadas.

Caminho do Imperador (fonte: http://www.portalvaledocafe.com.br)

Alto da Boa Vista – local com uma rampa de voo livre, ideal para amantes de esportes radicais.

Gruta dos Escravos – local em que há uma formação de rochas em que, antigamente, eram realizados diversos rituais religiosos dos escravos da região.

Dicas de Hotéis Miguel Pereira

A cidade conta ainda com boa infraestrutura hoteleira, de modo a proporcionar excelente estadia dos hóspedes na região.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.