O que fazer em Trancoso, paraíso baiano repleto de belezas naturais

Trancoso é um pequeno distrito de Porto Seguro, conhecido por sua tranquilidade e pela beleza de suas atrações naturais e culturais; que convidam turistas de todo o mundo para se refrescar nas águas baianas. Fundada no início da colonização portuguesa; e redescoberta por volta de 1970 pelos hippies, a vila vem despontando em termos de potencial turístico, ampliando sua infraestrutura de bares, restaurantes e pousadas.

Por estar situado bem pertinho de Porto Seguro e de outras belas cidades, como Arraial d’Ajuda, Trancoso também é um ponto estratégico para quem busca curtir um pouco do litoral baiano, mas também não abre mão da tranquilidade típica de um vilarejo com cerca de 10 mil habitantes. Bora conhecer um pouco mais desse paraíso?

Praia do Espelho, Trancoso (foto: Dicas da Bahia – https://bit.ly/3Gncj1F)

Como chegar e quando visitar?

Para chegar em Trancoso, uma das melhores opções é pegar um avião até o aeroporto de Porto Seguro, que está a 30 km de lá por meio da rodovia BA-986. E para quem vem de Salvador, capital do estado, o aeroporto já fica um pouco mais distante, a 725 km através da BR-101.

Saindo de Porto Seguro, o turista deve seguir para a balsa, fazer a travessia com destino ao Arraial d’Ajuda (que se localiza a 26 Km de Trancoso, em estrada asfaltada). Do outro lado da balsa, partem ônibus e vans para o centro de Arraial d’Ajuda, direto para o vilarejo.

Mas, caso o visitante esteja de de carro, há a opção de ir direto a Trancoso sem passar por Porto Seguro (2 horas a menos de viagem). Nesse percurso, o acesso se dá pela BR-101 (até Eunápolis); BA-367 (direção Porto Seguro) entrando na BA-001 (direção Arraial da Ajuda e Trancoso), no próximo trevo, pegue para o vilarejo.

Em relação à época do ano ideal para conhecer, sem dúvidas, de setembro a março há muito sol e muito calor, garantindo um tempo perfeito para curtir as praias de lá. Mas, para quem vai por volta de maio a setembro, também há bastante sol, mas deve-se lembrar que se trata do período chuvoso do nordeste, e isso pode atrapalhar um pouco os planos a depender do clima. Mas, em qualquer época do ano, Trancoso estará de portas abertas para te receber muitíssimo bem.

O que fazer em Trancoso?

A pequena vila, tranquila, charmosa e preservada recebe milhares de visitantes, de todas as idades que ficam maravilhados com a beleza do litoral baiano. Vale lembrar também, que Trancoso é um dos destinos preferidos de diversos artistas nacionais e internacionais; então não se assuste caso veja alguma movimentação por lá.  Mas, afinal de contas, o que fazer em Trancoso?

  • Passear pelo Quadrado – considerado o cartão postal do vilarejo, o Quadrado é uma ampla praça, emoldurada por casas coloridas onde estão situados diversos restaurantes, bares e lojinhas com o melhor da gastronomia e do artesanato baianos. Além disso, por lá, existe um longo campo gramado, com a famosa igreja do Quadrado, localizada de costas para o mar, e que faz da paisagem ainda mais encantadora. Se você busca tranquilidade, saiba que esse é o local ideal.
Igrejinha do Quadrado (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)
  • Se refrescar nas belas praias – cercadas por uma natureza exuberante e com um clima ameno o ano inteiro, as praias de lá são realmente belas, com mar azul que entra em contraste com as areias douradas. Por lá, além de trilhas, também é possível dar um delicioso mergulho. As belas alternativas são Espelho, Patimirim, Itapororoca, Itaquena, Praia dos Nativos, Praia dos Coqueiros, Rio da Barra, Rio Verde e Taipe; que merecem um post exclusivo para você conhecer ainda melhor cada um delas.
Praia dos Coqueiros – Trancoso (Foto: Rodrigo Soldon – https://bit.ly/3oimcaL)
  • Experimentar a culinária baiana – se tem uma coisa que chama a atenção na Bahia, além das praias, é sua culinária, repleta de acarajé, azeite de dendê e outros alimentos muito saborosos. Por isso, separe um tempo na sua viagem para conhecer alguns dos melhores restaurantes de Trancoso, como as barraquinhas de Tapioca espalhadas por lá, e um dos mais famosos, o Capim Santo.
  • Fazer um passeio de quadriciclo ou de lancha – um outro programa que não pode ficar de fora do seu roteiro é fazer um passeio de quadriciclo ou de lancha pela região de Trancoso. Isso porque, caso opte pela lancha, há diversos pontos de parada em piscinas naturais para dar aquele mergulho; e, em caso de opção pelo quadriciclo, o turista tem a oportunidade de conhecer um pouco mais das praias desertas do litoral do vilarejo, e quem sabe, chegar até a vizinha Caraíva.
Praia do Rio Verde (foto: Rodrigo Soldon – https://bit.ly/3oiBPiu)
  • Curtir a vida noturna de Trancoso – e para quem não abre mão de boas opções à noite, o vilarejo fica bastante movimentado, principalmente no verão, quando ocorrem diversos eventos por lá. Mas não se preocupe! Ao longo do ano todo, os restaurantes e bares da cidade são excelentes alternativas para quem não abre mão de boa comida e boa música.

Dicas de Hotéis em Trancoso – BA

A pequena vila, que faz parte da Costa do Descobrimento, é o point perfeito para quem curte a natureza e suas belezas naturais. E, para melhor atender aos seus visitantes, Trancoso oferece uma variada estrutura de hospedagem; permitindo ao turista conhecer a vila, e outros pontos turísticos em sua proximidade, como Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Arraial d’Ajuda.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.